05 AGO 2022
Bariri terá oficina de fotojornalismo na quarta-feira, dia 10

A atividade é gratuita e faz parte da programação do Ponto MIS
promovido pelo governo do Estado de São Paulo

O Setor de Cultura da Prefeitura de Bariri informa que na próxima quarta-feira,  dia 10 de agosto, será realizada no Centro Cultural Mário Fava, a “Oficina Fotojornalismo: Como pensar e fazer uma pauta fotográfica”.

São 25 vagas e, para participar, é necessário ter mais de 18 anos. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/8DjmfP4KCHf8hk7d7

A oficina será ministrada pelo jornalista Emiliano Capozoli e acontecerá das 13h às 17h.

O curso será dividido em partes teórica e prática em que será abordado como pensar e fazer uma pauta fotográfica. De acordo com o jornalista Emiliano Capozoli, a oficina surge com o intuito de fazer com que os alunos pensem passo-a-passo uma pauta fotográfica dentro de um jornal diário. “Desde a produção da pauta, as maneiras de abordar o assunto na rua e qual tipo de foto eles precisam ‘trazer’ de volta para a redação. Discutiremos como legendar as fotos e o que deve conter na edição final”, pontuou.

O curso foi divido em cinco partes:

1. História da fotojornalismo; o que é uma pauta fotográfica, como produzir uma pauta e como legendar fotos;
2. Estrutura  de uma foto-reportagem: narrativa, retrato e relações pessoais;
3 e 4. Saída fotográfica;
5. Edição final, legendas as fotos e discussão em grupo do material produzido. Autoavaliação.

O Centro Educacional Cultural e de Exposições Mário Fava está localizado à Av. José Jorge Resegue, 687,  Jardim Panorama.

Sobre o Oficineiro Emiliano Capozoli

Emiliano foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo de 2013 e 2016, assim como Prêmio Globo de Jornalismo 2016. Jornalista por formação, trabalha como repórter fotográfico desde 2002 e vídeo repórter desde 2012. Em 2007 estudou cinema por um ano em Paris, na Université Nouvelle Sorbonne Paris 3, e em 2011 concluiu seu mestrado em fotojornalismo e fotografia documental na London College of Communication, em Londres. Capozoli colabora com Veja, Serafina, Istoé, Istoé Dinheiro, Dinheiro Rural, Exame, Placar, Estúdio Folha, Época, além de Folha de S. Paulo, TV Folha, The Sun, UOL, Terra, entre outros. Já teve suas fotos expostas na Inglaterra, França, Suécia e Brasil. Como professor já lecionou no Cine-Sesc SP, Sesc Birigui, Polo Sesc Araçatuba, Instituto Internacional de Fotografia  em S. Paulo, Oficinas do Governo do Estado de SP (Araçatuba, S. José do Rio Preto, Pres. Prudente e São Paulo).

O Ponto MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema
.