30 MAI 2022
Saúde de Bariri realiza palestra de prevenção ao câncer de boca na ETA
Foto Noticia Principal Grande
A equipe odontológica do PSF 1 realizou palestra sobre prevenção ao câncer de boca junto aos agentes comunitárias de saúde (Fotos: Saúde de Bariri)

Foram passadas orientações sobre sinais
e sintomas da doença e houve avaliação bucal

A Diretoria de Saúde de Bariri promoveu uma palestra para prevenção ao câncer de boca na Estação de Tratamento de Água (ETA) para os funcionários da unidade. A ação foi realizada pela a equipe odontológica do PSF 1 junto aos agentes comunitárias de saúde, no dia 20 último.

A equipe, formada pela dentista Daniela Muzardo e pela auxiliar Maria Adriana Collombaro, junto às agentes comunitárias de saúde, Ana Roberta Schiavon e Maria Elisa Vendruscolo, realizou a palestra no local. A ação faz parte da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal.

Foram passadas orientações sobre sinais e sintomas da doença. Em seguida, houve avaliação bucal e foram feitos os encaminhamentos necessários à rede municipal de Saúde, no intuito de investigar sinais e lesões orais.

Sobre o câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Entre os principais sinais e sintomas estão lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço; além de rouquidão persistente.

Já para a prevenção, podem ser adotadas medidas como não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes; manter boa higiene bucal; usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral; e prestar atenção a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.