32º Previsão para hoje (03 de maio) 03 de maio
14 ABR 2022
Médicos da Expedição Cirúrgica da USP estarão em Bariri para triagem para as cirurgias eletivas

Bariri é a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o projeto de Expedição Cirúrgica da Universidade de São Paulo 2022.

Bariri recebe neste final de semana, a segunda etapa da Expedição Cirúrgica da USP (Universidade de São Paulo). O projeto da Faculdade de Medicina estará no município para realização de mais de 350 atendimentos para a triagem das cirurgias eletivas (geral e ginecológica) que devem acontecer no segundo semestre deste ano.

Os pacientes que serão atendidos em consulta médica para triagem das cirurgias são os que já estão cadastrados para cirurgias eletivas em Bariri, conforme a demanda reprimida já existente no Soma 1, e os sintomáticos que fizeram inscrição voluntária na Diretoria Municipal de Saúde, entre 25 de março até o dia 14 de abril, esta quinta-feira.

A equipe de médicos e residentes da USP ficará em Bariri nos dia 15, 16 e 17, para a triagem que acontecerá no PSF 2, localizado na Avenida Padre João Eid. Além das consultas para avaliação dos pacientes que poderão ser encaminhados para as cirurgias eletivas, a equipe também realizará uma visita técnica na Santa Casa de Bariri para conhecer o centro cirúrgico e as acomodações para internação do hospital.

De acordo com a diretora de Saúde de Bariri, Marina Prearo, a Expedição retornará novamente em julho para realizar as cirurgias e para o acompanhamento pós-cirúrgico.

“Neste próximo fim de semana, serão três dias de trabalho intenso, para a triagem de mais de 350 pacientes inscritos para as cirurgias, que estão previstas para serem realizadas em julho deste ano”, informou Marina

Expedição USP

Bariri é a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o projeto de Expedição Cirúrgica da Universidade de São Paulo (USP) 2022.

A parceria foi firmada pelo prefeito Abelardinho em março último, quando viajou para São Paulo acompanhado do vice-prefeito, Fernando Foloni, e da diretora de Saúde de Bariri, Marina Prearo. Para a assinatura do convênio, eles foram recebidos pelo Prof. Dr. Maurício Simões Abrão, tutor e apoiador do Projeto Expedição Cirúrgica da USP 2022.

A equipe da Expedição conta com uma estrutura de aproximadamente 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, residentes e técnicos, além de equipamentos modernos para realização de cirurgias.

“Com a ‘Expedição Cirúrgica’, vamos poder reduzir a fila de espera para cirurgias eletivas do município, além de levar atendimento cirúrgico de alta qualidade para os baririenses”, avaliou o prefeito Aberlardinho.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024