08 ABR 2022
“Caminhos do Tietê” avalia forças e oportunidades dos municípios turísticos

O projeto “Caminhos do Tietê” foi criado visando reunir os municípios para fortalecer o movimento turístico regional.¬

Realizada em Bariri nesta quinta-feira (7), a reunião mensal do Programa “Caminhos do Tietê” tratou de assuntos como forças internas, fraquezas internas, oportunidades externas e ameaças externas aos municípios que compõem o Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo.

Essas variáveis foram apontadas para estudos futuros que vislumbrem resolver questões pontuais como, no caso das fraquezas enfrentadas pelos municípios, a necessidade de qualificação profissional, planejamento sustentável, informação turística e ausência de estrutura fluvial.

No caso das forças que naturalmente existem, foram apontadas a proximidade entre os municípios, eventos tradicionais, diversidade cultural, localização privilegiada, turismo acessível e diversificado e o potencial do Rio Tietê, entre outros.

O diretor de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Bariri, Flávio Coletta, relatou que, como oportunidades externas que envolvem os municípios que integram o “Caminhos do Tietê”, os participantes apontaram o fomento por meio dos programas governamentais estadual e federal, marco regulatório de saneamento básico, rotas turísticas consolidadas e utilização multifuncional do Rio Tietê.

Também fizeram parte da pauta da reunião, discussões sobre o Plano Regional de Turismo “Caminhos do Tietê” e os registro do Mapa do Turismo Brasileiro – SISmapa, ao qual Bariri foi integrado recentemente.

No caso do SISmapa, no final de março último, Bariri foi incluída no novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

“Bariri cumpriu os critérios obrigatórios do MTUR e foi classificada na categoria D, na região turística ‘Caminhos do Tietê’”, informou Coletta.

O projeto “Caminhos do Tietê” foi criado visando reunir os municípios para fortalecer o movimento turístico regional. Além de Bariri, compõem o projeto os municípios de Arealva, Barra Bonita, Bariri, Bocaina, Dois Córregos, Ibitinga, Iacanga, Itapuí, Jaú, Borborema, Mineiros do Tietê e Igaraçu do Tietê.