“Bariri foi reconhecida como referência em Educação Básica para o público alvo de Educação Inclusiva”, relatou a coordenadora de Educação Inclusiva, Juliana Francisca Rodrigues.
A coordenadora de Educação Inclusiva de Bariri, Juliana Francisca Rodrigues, participou no início de março do Encontro “Intergeracional de Neurodiversidade para Inclusão”, no Centro de Referência do Autismo (CAJ), em Jaguariúna.
Na ocasião, ela representou a Diretoria de Educação Municipal em evento cujo objetivo foi o de alcançar maior participação dos adultos na vida dos jovens e, inversamente, maior participação dos adolescentes nos problemas e tarefas da sociedade.
A coordenadora Juliana relatou que a Unicamp, em parceria com o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ), realizou o primeiro encontro intergeracional entre autistas que estão matriculados na universidade e adolescentes autistas que estão entrando no ensino médio.
“Esta parceria veio da necessidade de encontrar formas nas quais os adolescentes possam ter um insight das possibilidades de desenvolvimento humano no âmbito educacional e social que ocorre por essas experiências partilhadas, enquanto os jovens adultos da Unicamp relataram e compartilharam suas experiências, habilidades e conhecimentos adquiridos dentro do universo acadêmico com as novas gerações. Esse movimento é fundamental para a criação de uma cultura de inclusão transgeracional e maior comprometimento individual com a comunidade neurodiversa e com a sociedade como um todo”, esclareceu Juliana.
Para conduzir a troca de experiência, esteve presente a escritora e mestre Maria Teresa Eglér Mantoan, que é referência no Brasil em Educação Inclusiva.
“A mestre Maria Teresa abrilhantou o evento com suas palavras de sabedoria e profissionalismo e mais uma vez nosso Município foi reconhecido como referência em Educação Básica para o público alvo de Educação Inclusiva”, contou a coordenadora Juliana Francisca Rodrigues.