32º Previsão para hoje (12 de maio) 12 de maio
23 MAR 2022
1º Diagnóstico Municipal da Infância e da Adolescência traz dados importantes para Ação Social de Bariri
Fotos: Mauê Duarte

O resultado do diagnóstico ajudará a compor o plano de ação que será implementado pelo CMDCA do município

A Diretoria de Ação Social de Bariri promoveu, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a apresentação do 1º Diagnóstico Municipal da Infância e da Adolescência do município, na tarde de quinta-feira (17).

O Diagnóstico traz dados relevantes para a área da Ação Social de Bariri, cujo resultado irá ajudará a compor o plano de ação que será implementado pelo CMDCA do município. De acordo com a diretora de Ação Social da Prefeitura de Bariri, Suzane Diniz, o objetivo do Diagnóstico não é apontar falhas ou culpabilizar um órgão ou política pública.

“A intenção é ter dados fidedignos para que os gestores e conselheiros de políticas públicas sejam assertivos na tomada de decisões”, aponta Suzane Diniz.

O resultado do diagnóstico é extenso. Como fatores positivos, estão a expectativa de vida ao nascer maior que a média da região, teve aprovação acima da meta prevista para o município no IDEB (aprendizado de Português e Matemática), alunos em idade escolar correta; além disso, a porcentagem de crianças pertencentes a famílias consideradas pobres (renda per capita até R$140,00) é quatro vezes menor que a média do Brasil

Como pontos de alerta, pode-se citar a taxa de cobertura vacinal, aumento porcentagem de mulheres entre 10 e 14 anos que ficaram grávidas, número de alunos elencados (ainda não foram laudados) com déficit educacional, número de violações de direitos registrados pelo Conselho Tutelar, apontando a mãe como o principal agente violador, correspondendo a 60 % dos casos atendidos e a expressiva quantidade de casos de negligência e violência intrafamiliar, representando 82% dos casos atendidos pelo CREAS.

A apresentação

O encontro para a apresentação do 1º Diagnóstico Municipal da Infância e da Adolescência aconteceu das 13 às 17 horas, na Câmara Municipal. A abertura do evento foi realizada pela diretora de Ação Social, Suzane Dinis.

Em seguida, membros da empresa que realizou a análise dos dados coletados, Orion Soluções, da cidade de Birigui, iniciaram a oficina de revisão do quadro orientador a fim de expor os eixos que irão compor o plano de ação que será implementado pelo CMDCA do município.

A apresentação do Diagnóstico foi aberta à população e estiveram presentes representantes da rede de garantia de direitos de proteção da criança e do adolescente do município. Entre eles membros do Centro de Promoção Social, LAV (Lar Amor e Vida), APAE, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Espaço Amigo 1 e 2 e, diretora da Educação, Cultura e Esporte, além de representantes de todas as unidades da Ação Social de Bariri e também da diretora da Saúde.

Os dados públicos do 1º Diagnóstico Municipal da Infância e da Adolescência de Bariri foram obtidos por meio de consulta em sites oficiais como: SEADE, DATASUS, Novo QEdu, IPEA, IBGE, dentre outros. Já os dados locais foram coletados por meio de informações prestadas pelos profissionais da rede intersetorial (Conselho Tutelar, Diretoria de Ação Social, Diretoria de Educação, Cultura e Esporte e setores e Diretoria de Saúde, com apoio da Comissão de Diagnóstico do CMDCA e por meio de uma pesquisa remota com adolescentes baririenses.

As etapas do processo para a realização do Diagnóstico iniciaram em novembro de 2021, assim como a reunião de alinhamento e a criação do portal “Bariri Município Vivo”. Já em 1º de dezembro, houve a 1ª Oficina de Mobilização que serviu como matriz de coleta.

Desde então, houve o desenvolvimento dos instrumentos, a coleta de dados e a elaboração do Quadro Orientador, para assim chegar na Oficina de Planejamento da última quinta-feira (17).

Todo o processo pode ser acessado no portal: https://bariri.municipiovivo.com.br

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024