Bariri será beneficiada com mais outras ações do castramóvel na cidade.
O domingo (13) foi dia de castração de cerca de 170 cães e gatos em Bariri, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, via Diretoria de Saúde, e a ONG Gaari, que viabilizou o cadastro e a seleção prévia de famílias de baixa renda.
Foram cerca de 60 cães e 110 gatos, fêmeas e machos. As cirurgias dos cães aconteceram na parte da manhã e dos gatos, na parte da tarde, com as atividades acompanhadas pelo médico veterinário e deputado estadual, Dr. Edson da Paiol, pelo prefeito Abelardinho e pelo vice-prefeito Fernando Foloni.
Estiveram presentes, também, a primeira-dama Anaí Lagata Padovani Martins Simões, a diretora municipal de Saúde, Marina Prearo, a presidente da Associação Focinho Carente de Bariri, Letícia Cantazini, e voluntários da entidade.
O deputado Dr. Edson da Paiol relatou que, há cerca de um ano, foi procurado pelo prefeito Abelardinho e pelo vice Fernando que já vislumbravam a possibilidade de Bariri ser beneficiada pelo projeto da ONG Gaari, o maior castramóvel do Brasil.
“Iniciamos a nossa gestão já pensando em ajudar a controlar a reprodução de cães e gatos, o abandono e maus-tratos e a promover a saúde e bem-estar de animais do município. Procuramos o Dr. Edson da Paiol, contando também com o apoio do deputado estadual Rodrigo Gambale, e recebemos o maior programa de castração animal do Brasil”, agradeceu o prefeito Abelardinho.
A boa notícia ainda é que Bariri será beneficiada com mais outras ações do castramóvel na cidade. O deputado Dr. Edson da Paiol informou que a ONG Gaari virá à cidade para repetir a ação, “com certeza”.
A Associação Focinho Carente de Bariri, também em parceria, organiza o cadastramento das famílias carentes para a castração dos animais, assim como foi feito nessa primeira vez. A presidente da entidade, Letícia Cantazini, informou que não há previsão de data para a próxima castração, devido à agenda da ONG Gaari. Porém, assim que nova data for definida, a população será informada, por meio da imprensa, em tempo de se cadastrar, assim como foi feito nesta primeira oportunidade.
Estrutura
No dia da atividade, o maior castramóvel do Brasil da ONG Gaari e idealizado pelo médico veterinário e deputado estadual Dr. Edson da Paiol, ofereceu uma estrutura completa aos donos dos bichanos, amenizando a apreensão de quem compareceu para castrar os pets.
Havia no local estrutura com mesas, cadeiras, balcão de informações, tendas e som; os cuidadores recebiam informações sobre cuidados no pré-operatório; informações sobre o pós-operatório e acompanhamento via WhatsApp; medicamentos pós-operatório (antibiótico, anti-inflamatórios e pomada cicatrizante); além da equipe de veterinários e técnicos com 16 integrantes especializados com mais de 45 mil cirurgias de castrações já realizadas.
A Associação Focinho Carente de Bariri também esteve presente com voluntários para atender os pets e seus cuidadores; a Prefeitura de Bariri ofereceu o local para a instalação do ônibus da ONG Gaari (a Praça da Juventude), alimentação e hospedagem para a equipe da ONG Gaari.
“A estrutura da ONG Gaari é admirável, a equipe é extremamente profissional e cuidadosa com os animais. Agradecemos muito por nos ajudarem a cuidar da causa animal, algo que sempre foi um dos objetivos da nossa gestão municipal”, finalizou o prefeito Abelardinho.