27 JAN 2022
Retorno às aulas presencial das redes municipais será no dia 1º de fevereiro

A Prefeitura Municipal de Bariri, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, informa que as aulas retornam no dia 1º de fevereiro para toda a rede municipal, que conta hoje com 3498 alunos matriculados entre educação infantil, educação fundamental anos iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA. As aulas serão 100% presenciais, com frequência obrigatória, a menos que a criança tenha alguma comorbidade e apresente um atestado ou carta médica que justifique permanecer em casa. Quando houver essa situação, a família deverá retirar semanalmente na escola um roteiro de estudo e seguir as orientações passadas pela equipe escolar.

No primeiro dia de aula, terá horário especial somente para algumas turmas: Educação Infantil (1ª fase), período da manhã das 8h às 11h e período da tarde das 13h30 às 16h30; Educação Fundamental – Anos Iniciais (1º ano), período da manhã das 8h às 11h e período da tarde das 14h às 17h; Educação Fundamental -  Anos Finais (6º ano), período da manhã das 8h às 11h30 e período da tarde das 14h às 17h30. Demais turmas, horário normal de aula.

O Ensino Fundamental – Anos Finais continuarão com as aulas de 40 minutos, como foi no final do ano anterior, para garantir a higienização das salas entre o período da manhã (das 7h às 11h30) e o da tarde (das 13h às 17h30).

Nos dias 28 e 31 de janeiro, os professores estarão em reunião de planejamento nas unidades escolares onde lecionam. O principal foco será a elaboração do Plano de retomada de Aprendizagem 2022 específico de cada unidade escolar, tendo em vista que cada escola, componente curricular, turma e aluno possuem diversas características e especificidades. Ao longo de 2022, este pode e deverá ser revisto para possíveis adequações e/ou reformulações objetivando aperfeiçoamento na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem ofertados aos alunos da rede municipal.

No dia 25 de janeiro, o comitê COVID se reuniu e um dos assuntos abordados foi o retorno presencial das aulas, em que  foram discutidos os cuidados necessários diante do atual quadro da pandemia. Os protocolos como aferição de temperatura, álcool em gel e máscara a partir dos 4 anos, são indispensáveis no dia a dia das aulas. Alunos com sintomas gripais não devem ir à escola e a família precisa procurar atendimento médico, sendo importante a compreensão e colaboração de todos.