29 JAN 2020
CARNÊS DE IPTU 2020 COMEÇAM A SER DISTRIBUÍDOS EM FEVEREIRO

A partir de fevereiro, a Prefeitura de Bariri inicia a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) no endereço de correspondência cadastrado na Prefeitura.

As entregas devem ser concluídas até a primeira semana de março, porém os contribuintes que possuírem Imposto Territorial, devem se atentar ao primeiro vencimento marcado para o dia 16 de março, já o Imposto Predial terá seu primeiro vencimento dia 15 de abril. O contribuinte que, por qualquer motivo, não tiver recebido, deve procurar a prefeitura para retirar o respectivo carnê ou acessar o site www.bariri.sp.gov.br (na opção: Cadastro de Contribuinte/Imobiliário), para emissão da segunda via do imposto.

Cerca de 18 mil imóveis estão inseridos no cadastro imobiliário do município. O reajuste do imposto foi de 3,3668% de acordo com o índice INPC(IBGE) de dezembro/2018 à novembro/2019.

Os prazos de vencimentos do tributo são os seguintes:

1. Os contribuintes que possuem terrenos sem edificação podem quitar seus débitos até o dia 16 de março. A data vale tanto para o pagamento do tributo em parcela única com desconto de 10% como para o pagamento da primeira parcela, sem desconto para os que optarem em pagar em oito vezes.

2. Os contribuintes que possuem imóveis com área já construída podem pagar até o dia 15 de abril. A data vale tanto para o pagamento em parcela única com desconto de 10% como para o pagamento da primeira parcela, sem desconto para os que optarem em pagar em oito vezes.

3. Importante: o desconto de 10% só se aplica ao IPTU, não se aplica à taxa de serviços de Proteção a Desastres e a CIP - Contribuição de Iluminação Pública, taxas estas que são lançados em conjunto com IPTU.

O dinheiro arrecadado com o IPTU é revertido na manutenção da gestão municipal, com obras de infraestrutura, limpeza, manutenção de vias, iluminação e investimentos na saúde, educação e cultura.