13 NOV 2019
DIRETORIA DE SERVIÇO SOCIAL REALIZA AÇÃO COLETIVA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No próximo dia 25 de novembro, segunda-feira, Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, na Praça da Matriz, às 9h, a Diretoria de Serviço Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, realiza ação coletiva com caminhada, cartazes e banners informativos sobre as diversas formas de “Violência contra a Mulher”.

Segundo a equipe da Diretoria de Serviço Social, o evento conta com a colaboração das crianças dos serviços de convivência do município (Espaço Amigo 1 e 2), alunos das escolas municipais, grupos de usuários e profissionais dos Postos de Saúde da Família (PSF).

DATA

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.

Imagem: Divulgação/Internet