29º Previsão para hoje (24 de janeiro) 24 de janeiro

09/08/2019 às 09:57:00
Peça teatral que entrou para o Guinness é apresentada em Bariri

Após 48 anos em cartaz, o teatrólogo Benedito Irivaldo de Souza, mais conhecido como Vado, que entrou para o Guinness World Records como detentor do título de "carreira mais longa como diretor de teatro de uma mesma produção”, apresenta na manhã desta sexta-feira (9), em sessões às 8h e às 10h, no Centro Educacional, Cultural e de Exposições “Mário Fava”, a peça teatral (monólogo) “Navio Negreiro”, baseada no poema homônimo de Castro Alves.

A primeira sessão é destinada para alunos do Ensino Fundamental da Escola Profª. Idalina Vianna Ferro. Em seguida, às 10h, é a vez dos alunos do Ensino Médio das Escolas Profª. Idalina Vianna Ferro e Profª. Ephigênia Cardoso Machado Fortunato.

A peça

A estreia do monólogo aconteceu em 1971 quando Vado, então com 23 anos, fez a primeira apresentação de sua carreira. O plano era apresentar em 6 de julho, aniversário de morte de Castro Alves, mas a data foi postergada para outubro, aniversário de outro herói do jovem: Pelé. Entre o futebol e o teatro, porém, ele acabou escolhendo os palcos. Largou o time de base do Guarani para estudar artes cênicas nos Estados Unidos. "O negro lá tinha projeção maior", explica.

Em 17 de maio de 2012, Vado teve o recorde certificado pelo Guinness World Records de carreira mais longa como produtor teatral pela mesma produção, quando completou 40 anos e sete meses, contados de 23 de outubro de 1971 a maio de 2012 pela apresentação de O Navio Negreiro. Hoje a peça está em cartaz há mais de 48 anos.

Fotos: Caio Glauco