24 JUL 2019
Prefeitura lança Campanha “Recicle e Ajude os Animais”

A Prefeitura Municipal de Bariri, através dos setores de Vigilância Epidemiológica e de Meio Ambiente, lança nesta quarta-feira, 24 de julho, a campanha “Recicle e Ajude os Animais”, que vai até o mês de outubro deste ano, visa arrecadar embalagens vazias de alimentos e bebidas Tetra Pak (caixinhas de leite, suco, etc.) para reciclagem e a venda desse material será utilizada na castração dos animais de rua e também de animais pertencentes às famílias de baixa renda do município.

Segundo a Chefe da Vigilância Epidemiológica, Rosemara Cristina Gonçalves Rodrigues, as embalagens devem ser deixadas nos “pontos de entrega” que são parceiros na campanha. Os pontos são: Supermercados Aquilante (Lojas 1, 2 e 3), no Setor de Vigilância Epidemiológica e nas Escolas e Creches Municipais (após o retorno das aulas).

Rosemara Gonçalves diz que a campanha é uma forma de ajudar na castração dos animais da cidade e também preservar o Meio Ambiente. “As embalagens vazias normalmente são descartadas no lixo comum, porém vemos muitas delas jogadas irregularmente na natureza, o que leva um tempo muito longo para se decomporem, prejudicando o Meio Ambiente”, destaca.

A ação da prefeitura tem como objetivo a integração de todos em prol dos animais de rua. “Todo o dinheiro arrecadado na venda das embalagens será revertido na castração de animais de rua e domésticos pertencentes às famílias de baixa renda”, ressalta a Chefe da Vigilância Epidemiológica Rosemara Gonçalvez

Em relação aos animais de famílias de baixa renda, a chefe da Vigilância Epidemiológica diz que os interessados devem necessariamente estar inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do município e os responsáveis deverão fazer a inscrição para receber o serviço de castração gratuita. Será exigido o preenchimento da ficha, termo de autorização cirúrgica e estar atentos às recomendações do pré e pós-operatório, garantindo assim a plena recuperação no animal. A castração será realizada por médico veterinário com registro ativo no respectivo conselho de classe.

“A castração dos animais ajuda a evitar a multiplicação do abandono de animais de rua, reduzindo a demarcação, fugas, agressividade, risco de câncer, superpopulação de animais e aumento da sua longevidade”, diz a Chefe da Vigilância Epidemiológica.

Pontos de entrega dos recicláveis:

Supermercados Aquilante Loja 1: Av. Dário Foloni, 275 - Vila Americana,

Supermercados Aquilante Loja 2: Avenida Sérgio Furcin nº 72 - Centro - Bariri - SP

Supermercados Aquilante Loja 3: Av. Antônio Neif Júnior, 240 - Jardim Iguatemi

Vigilância Epidemiológica: Rua Campos Sales, 642, Centro.