A Unidade de Vigilância Epidemiológica iniciou, na ultima quinta-feira (18), a Avaliação de Densidade Larvária em toda a cidade. A avaliação vai até o próximo dia 31 deste mês e é a segunda realizada em 2019. Os bairros visitados são Jardim Boa Vista, Jardim América, Jardim Paulista, Jardim Alvorada, Jardim Maria Luiza, Domingos Aquilate, Iguatemi, Vila São Jose, Vila Americana, São Marcos, Santa Rosa, Santa Clara, Santa Helena, Santa Lucia, Santo André, Maguim Vilas, Maria Luiza 2 e 3, Industrial, Jardim Umuarama, Residencial, Yang, Núcleo Anita de Angelis, Primavera e Centro.
De acordo com a unidade, o objetivo é chegar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegyti em diferentes bairros da cidade. Seguindo uma metodologia preconizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) serão visitados 600 imóveis, em 120 quadras.
O Índice de Breteau (IB) para Analise de Densidade Larvária (ADL), realizado em Bariri em janeiro deste ano, através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), está avaliado em 1,23, o que aponta "situação de alerta" ao município. Os índices acima de 1 e até 3,9 são considerados como situação de alerta. Já superiores a 4 são tidos como risco de surto.
A Vigilância Epidemiológica ressalta que o trabalho precisa ser constante no controle aos possíveis criadouros do mosquito transmissor das arbovirores como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O objetivo da Prefeitura é que o índice larvário fique abaixo de 1, o que deverá conferir uma baixa probabilidade de risco à epidemia no município.
Para obter esses resultados a população precisa colaborar. É importante que os munícipes colaborem com os Agentes de Saúde abrindo as residências, tanto para o boqueio quanto para a Avaliação de Densidade Larvária.
Cuidados e Prevenção
Para ficar livre da presença da larva do mosquito Aedes aegypti em casa é necessário redobrar alguns cuidados: manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruída. Proteja os ralos com tela milimétrica e os vasos devem ser preenchidos com areia. As piscinas devem ter cuidados constantes e mantenha caixas d´água fechadas e pneus inservíveis devem ser levados ao Ecoponto, localizado na Av. Claudionor Barbieri, 1780, centro, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Imagem: Divulgação