10 DEZ 2018
Diretoria de Ação Social apresenta Diagnóstico Socioterritorial

No dia 4 de dezembro, terça-feira, das 14h às 16h, na Prefeitura de Bariri, a Diretoria de Serviços de Ação Social realizou a apresentação do Diagnóstico Socioterritorial , instrumental relevante para subsidiar e fundamentar ações estratégicas na política de assistência social de forma preventiva e proativa.

O diagnóstico socioterritorial é uma forma de conhecimento, descrição, análise e compreensão da realidade. É um método de investigação, composto por uma metodologia que exige o afastamento do senso comum e uma postura científica, crítica e reflexiva, questionando constantemente a realidade social e os conhecimentos produzidos sobre ela. Um dos objetivos do diagnóstico é permitir que gestores e os agentes locais possam orientar ações mais efetivas baseados em uma maior aproximação com a realidade e a vida cotidiana das pessoas.

A apresentação do diagnóstico foi realizada por Fernanda Varandas, da empresa FVarandas Assessoria e Consultoria, e participaram gestores das diversas áreas da Ação Social da Prefeitura, da Educação, da Saúde, representantes das entidades Apae, Lar Vicentino, Ação Social e Casa Lar Amor e Vida.

Os dados para o diagnóstico foram colhidos entre os meses de agosto e outubro deste ano e o documento apresentou indicadores relacionados à desigualdade social, à educação, à saúde, ao mercado de trabalho e a economia, sendo importante por apresentar informações de fontes de dados oficiais de acesso livre como IBGE, SEADE e Censo SUAS.

De acordo com a Diretoria de Ação Social, pode-se concluir com o diagnóstico socioterritorial que houve crescimento populacional com predominância na população de 25 a 39 anos (idade economicamente ativa), alto número de pessoas acima de 60 anos e aumento significativo no número de mulheres chefes de família, aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

Na área da educação foi constatado que existem 8 mil crianças, adolescentes e jovens em idade escolar e também há existência de crianças e jovens fora da escola.

No setor de saúde a taxa de mortalidade diminuiu bem como o número de cesárias e constatou-se que 15% de gravidez  ocorrem na adolescência. A cobertura de estratégia de saúde da família chegou a 100% e vacinal está próxima a essa porcentagem.

Na Assistência Social, apesar do índice do Coeficiente de GINI e da FIRJAN ser moderado e alto, destaca-se o baixo nível de riqueza para uma população de 33 mil habitantes. Dos que cumprem medidas socioeducativas, a maioria é do sexo masculino e a população em situação de rua está com faixa etária entre 18 a 59 anos.

Fotos: Caio Glauco