19 SET 2018
Sinal analógico da TV Globo é desligado em Bariri

Na última segunda-feira, 17, o sinal analógico da TV Globo foi desligado pela própria emissora, não sendo de responsabilidade da prefeitura, passando agora a funcionar no sinal digital, canal 25.1. O sinal substituído pelo digital possui uma qualidade melhor de som e imagem. Caso sua televisão seja de um modelo mais antigo e não possua o conversor digital, é preciso comprar um.

Aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova.

O kit só será distribuído gratuitamente para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Assim, elas terão acesso à TV Digital Gratuita do Governo, sem qualquer tipo de custo. A retirada do kit deve ser feita até o próximo dia 28 de novembro, data final do sinal analógico no país.

A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais. Qualquer dúvida, a pessoa deve se dirigir até a Diretoria de Ação Social localizada à Rua Camilo Resegue, 68, telefone 3662-8477.

Não é apenas o Bolsa Família que integra o CadÚnico. Outros programas governamentais também fazem parte do cadastro. São eles: Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Programa Brasil Alfabetizado, Auxílio Emergencial Financeiro, Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Cisternas, Água para Todos, Aposentadoria para pessoas de baixa renda, Telefone Popular, Bolsa Verde, Pronatec, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de um conversor para receber o sinal digital. Se sua TV já possui conversor embutido, basta conferir se sua antena é digital. O mais indicado é instalar a antena no telhado da casa e, depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais.

Foto: Caio Glauco