29 JUN 2018
Comitê da Bacia Tietê-Jacaré libera 497 mil reais para Bariri

Na última quarta-feira (20), foi realizada no Teatro Municipal "Flávio Razuk", na cidade de Pederneiras, a 68ª reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ) com a participação de 18 cidades da região e duas instituições do Estado de São Paulo. O encontro foi para a liberação de aproximadamente R$ 16,2 milhões para projetos municipais.

Bariri foi beneficiado com o valor de R$ 497.959,44, que será utilizado na execução e implantação do Novo Aterro Sanitário Municipal. A contrapartida do município será no valor de R$ 55.328,83, o que totalizará R$ 553.288,27 para os investimentos no sistema de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

O valor repassado é referente ao quadro de distribuição de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro (aproximadamente R$ 1,7 milhão) e da Cobrança pelo Uso da Água (aproximadamente R$ 14,5 milhões). A distribuição dos recursos ocorreu de acordo com os projetos apresentados.

Os valores poderão ser utilizados em programas de restauração florestal e matas ciliares, implantação e melhorias de redes de coleta e de estações de tratamento de esgotamento sanitário, gerenciamento de resíduos sólidos, drenagem de águas públicas, prevenção e controle de processos erosivos, entre outros.

De acordo com o CBH-TJ, o próximo passo agora é a avaliação dos projetos pelo agente técnico. Dentro do cronograma do Comitê, até março de 2019, está prevista a assinatura do contrato entre os contemplados com os recursos e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado.

NOVO ATERRO SANITÁRIO DE BARIRI

A futura área para o novo aterro sanitário de Bariri fica localizada na margem direita da estrada vicinal que liga a cidade ao município de Bocaina (BRI 278), medindo 4,8 hectares, e foi adquirida judicialmente pelo município em dezembro de 2010. De posse do terreno, o poder público municipal iniciou os procedimentos legais e ambientais para implantação do novo aterro.

De acordo com o Sincler Policarpo, chefe do setor de meio ambiente, o município de Bariri está aguardando a análise do projeto técnico para aprovação da licença de instalação e operação, que autoriza a implantação e o funcionamento do empreendimento conforme exigência do órgão competente, prevista até dezembro de 2018.

No dia 19 de janeiro de 2017, a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, liberou para a Prefeitura Municipal a licença prévia do novo aterro sanitário. A elaboração do projeto técnico vem sendo realizada pelo Setor de Meio Ambiente, dispensando a contratação de empresa especializada, gerando mais uma economia de cerca R$ 200 mil.

A nova área receberá inicialmente terraplanagem, obras de infraestrutura, cercamento de divisas, placas de identificação do empreendimento, controle de entrada e saída, abertura das células de aterramento com aplicação de manta impermeabilizante geotêxtil, captadores de controle de emissão de gases, sistema de captação de águas pluviais, lago de captação de chorume, bem como outras melhorias exigidas pelo órgão.

O novo aterro significará uma economia futura aproximada de R$ 1,1 milhão/ano aos cofres públicos, que será proveniente da interrupção do serviço de transbordo dos resíduos domésticos coletados na cidade e atualmente transportados ao Centro de Gerenciamento de Resíduos do município de Piratininga.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Meio Ambiente pelo telefone (14) 3662-9200 ramal 9203.