24º Previsão para hoje (28 de março) 28 de março
09 ABR 2018
Prefeitura realiza descarte de lâmpadas fluorescentes

A Prefeitura de Bariri, por meio do Setor de Meio Ambiente, realizou no dia 23 de março, o descarte de 1500 lâmpadas fluorescentes. O material foi acumulado durante 12 meses no depósito temporário do Ecoponto Municipal, que fica no Barracão do Setor de Infraestrutura.

O serviço de descontaminação das lâmpadas foi realizado por uma empresa especializada, porque, além do vidro, são compostas por materiais tóxicos como mercúrio e chumbo, metais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Uma vez liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio em contato com o solo, rios e fontes de água, corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos.

O equipamento utilizado para efetuar o descarte correto tem um ciclo fechado que possue dois sistemas de filtragem, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. O sistema a vácuo isenta o operador de inalação e qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio.

A empresa BSX de Botucatu, contratada pela Prefeitura, foi responsável pela descontaminação e encaminhamento de todo o material para reciclagem. Os alunos da Escola Municipal Euclydes Moreira da Silva estiveram presentes para entender a importância da coleta, da descontaminação e do descarte em local adequado.

Para descarte de lâmpadas fluorescentes, a Prefeitura de Bariri mantém um depósito temporário no Ecoponto Municipal, anexo ao Almoxarifado Municipal (Barracão), localizado na Avenida Claudionor Barbieri, nº 1780, no centro da cidade. A entrega de lâmpada fluorescente pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.