26 SET 2017
Lançamento do Projeto Fruto Urbano em Bariri será neste domingo

A Administração Municipal, por meio do Setor de Meio Ambiente, em parceira com a ONG Fruto Urbano (www.frutourbano.org.br) realizará no próximo domingo (1º), o lançamento do projeto e primeiro plantio coletivo de mudas nativas frutíferas do Fruto Urbano Bariri.

O plantio será na Praça da Juventude (Conjunto Sócio Esportivo “Claudinei Assad”), localizada na avenida Perimetral Prefeito Domingos Antônio Fortunato. O local é carente de árvores e muito frequentado por crianças e idosos. Participarão do plantio os apoiadores do Lions Clube de Bariri, do Colégio Max, do grupo Desbravadores da Igreja Adventista, do Grupo Escoteiro de Bariry - 183 e membros da sociedade civil.

A organização não governamental (ONG) Fruto Urbano chega a Bariri com o apoio do Setor de Meio Ambiente da Administração Municipal, que auxiliará na construção de pomares urbanos nos próximos meses, manutenção posterior ao plantio, bem como suporte para desenvolver o projeto juntamente com os apoiadores.

De acordo com o chefe do Setor de Meio Ambiente,  Sincler Policarpo, estão programados vários plantios coletivos para construção de pomares urbanos até o final deste ano. "Serão fornecidas inicialmente cerca de 600 mudas de árvores frutíferas como pés de manga, carambola, macadâmia, goiaba, fruta do condi, pitanga, abiu, grumixama, uvaia, nêspera, cabeludinha, acerola, cereja, amora e araçá", completa.

As mudas a serem plantadas são de grande porte visando o desenvolvimento mais rápido. Ao todo estão previstas cerca de 15 espécies nativas frutíferas distribuídas pelo município.

O Setor de Meio Ambiente e o Fruto Urbano convidam todas as entidades, grupos de pessoas e escolas, para participarem como voluntários dessa ação. Também são bem-vindas as doações de mudas nativas frutíferas (acima de 60 cm), que  complementarão a construção do pomar urbano.

O Fruto Urbano aproveita para convidar empresários e membros da sociedade baririense, que têm condições de apoiarem financeiramente a instituição. A ONG Fruto Urbano é totalmente sem fins lucrativos e aceita doações únicas ou mensais. Os recursos captados são integralmente utilizados para desenvolvimento de atividades de proteção à natureza e nenhum voluntário é remunerado pelos trabalhos. Quem tiver interesse pode entrar em contato com os coordenadores do Fruto Urbano: Miguel Axcar, miguel@frutourbano.org.br, (14) 99159-3834 e Khalil Axcar (14) 99119-2958.

Histórico do projeto

Fundado no início do ano de 2014 em Bauru pelos irmãos Miguel e Khalil Axcar, o projeto é totalmente independente, conta com muitos apoiadores, mas ainda é financiado integralmente por seus membros e tem como objetivo principal incentivar e facilitar o plantio de árvores frutíferas pelas cidades respeitando as características específicas de cada formação vegetal, reduzindo o calor para as pessoas, com mais sombras, proporcionando melhor qualidade de vida no espaço urbano coletivo, ampliando a oferta de frutas regionais e colaborando para o desenvolvimento de um meio ambiente que favoreça o incremento de espécies de aves no contexto urbano.

O que o Fruto Urbano faz?

O projeto Fruto Urbano trabalha com educação e conscientização ambiental da comunidade e periodicamente reúne voluntários para plantios coletivos de árvores frutíferas em espaços públicos, para a construção de pomares.

Por que plantar árvores em áreas urbanas?

As árvores no espaço urbano contribuem diretamente para o aumento da saúde e qualidade de vida das pessoas, oferecendo também alimento, abrigo e sombra. Árvores urbanas atuam como reguladoras naturais do clima e da chuva, ajudam na diminuição da poluição, atraem pássaros, entre outras inúmeras vantagens.

Fruto Urbano é referência regional em arborização urbana, contudo, com atuação limitada pela falta de recursos e patrocinadores. Apesar disso tem apoio de vários artistas, já inspirou a construção de muitos pomares urbanos pelo Brasil, e o objetivo do projeto é se tornar uma iniciativa nacional proporcionando melhor qualidade de vida em todo o país.

Mais informações sobre o evento diretamente no Setor de Meio Ambiente de Bariri através do telefone (14) 3662-9200 ramal 9203.

Colaborou: ONG Fruto Urbano