01 SET 2017
EDUCAÇÃO
Administração formaliza pedido para ser pólo de universidade pública de ensino gratuito a distância

Nesta quinta-feira (31), o prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Vagner Mateus Ferreira (Vaguinho) e do Diretor de Desenvolvimento Econômico, Vicente Sergio Barbieri Junior, estiveram em Dois Córregos para entregar ofício ao vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que visa a implantação do Pólo Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em Bariri.

Estiveram presentes no evento que contou ainda com o deputado Estadual Chico Sardelli, a deputada Federal Keiko Ota, e o diretor administrativo da instituição, Ricardo Bocalon. A cerimônia foi realizada na Estação Ferroviária e o vice-governador foi recepcionado pela banda marcial da cidade.

No começo do mês, o prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo esteve em São Paulo intermediando junto ao governo a implantação dos cursos da Univesp em Bariri, por meio do deputado estadual Chico Sardelli. A audiência foi realizada para tratar desse assunto com o diretor administrativo da instituição, Ricardo Bocalon, e contou também com a presença do coordenador parlamentar, Kiko Danieletto, e do diretor de Desenvolvimento Econômico, Vicente Sérgio Barbieri Júnior.

Esse polo de ensino da Univesp na cidade deve trazer os cursos de ensino superior à distância de matemática e pedagogia, com duração de quatro anos; engenharia de produção e engenharia da computação, com duração de cinco anos. Serão oferecidas 50 vagas para cada curso com aula presencial a cada 15 dias com professores da Unicamp, USP e Unesp. A seleção dos alunos é feita por meio de vestibular. A contrapartida da Prefeitura é oferecer as salas de aula com computadores.

Criada em 2012 pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de utilizar a tecnologia a serviço da educação e da cidadania, levando o conhecimento e a educação de qualidade, a Univesp trabalha em conjunto com a USP, UNESP e Unicamp como propagadoras do ensino gratuito no Estado.

A instituição virtual está devidamente credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de ensino à distância.