27 ABR 2017
Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação

A Administração Municipal de Bariri, através da diretora de educação, Silvia Maria De Barros Gandara, empossou, no dia 12, os novos membros do Conselho Municipal de Educação - CME, para o biênio 2017/2018.

A reunião de posse dos novos membros aconteceu na sala de reuniões da Diretoria de Serviço de Educação. Foi eleita a direção do conselho, agora formada pelo presidente, Tiago Pultrini, vice-presidente, Lucilene Valéria da Silva Grigolin e secretário, Luiz Alberto D’Avila.

O objetivo principal do conselho para o ano de 2017 é acompanhar o Plano Municipal de Educação, as políticas municipais da educação infantil e certificar as Organizações da Sociedade Civil (OSC) da área da educação.

O CME é um órgão do sistema responsável pela legislação educacional, que regulamenta conforme a Lei Municipal nº 3.251, de 19 de fevereiro de 2002, fiscaliza e propõe medidas para melhoria das políticas educacionais. É também um instrumento de ação social atendendo a demandas da sociedade quanto à transparência no uso dos recursos e a qualificação dos serviços públicos educacionais. A sociedade, representada no conselho, torna-se vigilante na defesa do direito de todos à educação de qualidade e na observância dos regulamentos e leis federais.

O Conselho Municipal, em sintonia com as políticas nacional e estadual, deve estar aberto à participação das diversas tendências educacionais, o que o torna representativo entre os habitantes do município e perante os demais organismos de poder. O Conselho deve dividir com a população a preocupação com a educação municipal na busca de alternativas para os problemas existentes, evitando vínculo com partidos políticos.

A importância da criação do Conselho Municipal de Educação é atuar na defesa dos direitos educacionais assegurados nas leis vigentes, sensibilizando os poderes públicos municipais quanto às responsabilidades no atendimento das demandas dos segmentos, em conformidade com as políticas públicas da educação. Além disso, o CME deve procurar formas de parcerias que defendam o direito de todos à educação de qualidade; municipalizar a preocupação na resolução dos problemas educacionais e participar da formulação, implantação, supervisão e avaliação da política educacional, estabelecendo um elo interlocutor entre a sociedade e o poder público.

Os novos membros do CME são: Tiago Pultrini, Elaine Cristina dos Santos Negrão, Joice Campos de Oliveira e Juliana Francisca Rodrigues, como representantes da Diretoria de Educação, Cultura e Esportes do Município, excetuando o Diretor da Educação, Cecília Brinkmann Cantero Ultramare e Maria José da Rocha Bertholo, como representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Aparecida Sant’ana David e Luiz Alberto D’Avila, como representantes da Associação de Professores e Funcionários da Educação, Leodir Aparecida Rufato Vendrameto e Daniela Fabíola Giglio Lara, como representantes dos Diretores das Escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental, Isabel Inês Antonelo e Cristiane Polônio Galdino, como representantes dos Diretores das Escolas Públicas Municipais do Ensino Fundamental, Nayara Alves de Campos Jugeick, Viviane Maria Muzardo Barbosa, Meire Cristina Fiuza Canal, Adriana Cristina Pegorin, como representantes dos Professores das Escolas Públicas Municipais do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Lucilene Valéria da Silva Grigolin e Tainá Cristina Calegari, como representantes dos Professores das Escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental sendo de 6º ao 9º Ano, Juliana Pessuto Zanoni Farah Haddad e Aline Mazo Prearo, como representantes dos Professores das Escolas Públicas Municipais do Ensino Infantil, Paulo Sérgio Camillo Junior e Lidiane Cristina Piton Gentil, como representantes das Escolas Particulares, Mirian Fernanda Frigério e Vera Lucia Izidoro, como representantes das Associações de Pais e Mestres, Ana Carolina Basso Mantovani e Vera Lucia Fernandes Valente, como representantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais.