09 MAR 2017
Ecoponto Temporário de Bariri destina pneus inservíveis

Na última sexta-feira, dia 3, a Administração Municipal através do Setor de Meio Ambiente, destinou de forma ambientalmente correta 5.298 pneus inservíveis que foram recolhidos no período de 01/01/2016 à 01/03/2017. Esta quantia refere-se a pneus de carros, motos, caminhões e máquinas considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

A destinação dos pneus para o Depósito temporário de Pneus Inservíveis pode ser feito pelas empresas de revenda, borracharias e população em geral, basta procurar o responsável no almoxarifado municipal para preencher a ficha de controle. Este recolhimento não tem custo algum para o município, assim como não há custo aos munícipes que desejarem fazer o descarte de seus pneus já utilizados, para isso, basta levá-los até o Ecoponto Municipal, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h e fica localizado no Almoxarifado Municipal (Barracão) situado na Avenida Claudionor Barbieri, nº 1780.

Os pneus inservíveis foram coletados pela Transportadora Fox Pneus, empresa responsável pela coleta em Bariri, atuando em coordenação com a Reciclanip, representante do Programa de Reciclagem da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) veio fazer o recolhimento que foi realizado ao longo do período de 15 meses e acompanhado pelo chefe do setor de meio ambiente, Sincler Policarpo. O o trabalho gratuito de destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.

De acordo com Sincler Policarpo, "em tempos de necessidade de prevenção contra a dengue, é muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Esse tipo de trabalho se torna ainda mais importante, e toda a população deve colaborar para que o recolhimento do material inservível seja cada vez mais utilizado e eficaz no combate à dengue e em relação a outras doenças infecciosas", conclui o chefe do setor de meio ambiente.

Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários. Esta ação serve como um grande fator de apoio ao combate ao mosquito aedes aegypti, ajudando na retirada de pneus que eram depositados a céu aberto. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica.