33º Previsão para hoje (05 de maio) 05 de maio
27 JAN 2017
Profissionais da educação se reúnem para planejamento do ano letivo 2017

Na manhã desta sexta-feira, dia 27, ocorreu na Diretoria de Serviço de Educação a reunião inicial de planejamento do ano letivo de 2017, que tem início no dia 6 de fevereiro em toda a rede municipal de ensino. Bariri conta atualmente com cerca de 3.600 alunos, divididos em 19 unidades escolares que atendem do berçário ao 9º ano.

A reunião contou com a presença do prefeito interino Paulo Henrique Barros de Araujo, equipe de professores, responsáveis pelas unidades e coordenadores pedagógicos que vão compor a estrutura organizacional da rede municipal de ensino, totalizando cerca de 35 profissionais.

O prefeito Araujo agradeceu o empenho de todos os profissionais da rede de ensino, pela forma com que conduzem a educação das crianças e adolescentes de nosso município. Para este ano a proposta é ampliar cada vez mais a estrutura educacional de nosso município, mantendo a qualidade e atingindo as metas propostas. Comentou também sobre as licitações em andamento e garantiu que serão entregues os kits escolares e uniformes com mais rapidez. O prefeito declarou ainda, a continuidade do apostilamento de qualidade do Sistema de Ensino Aprende Brasil - Editora Positivo e garantiu a entrega imediata nos primeiros dias letivo para todos os alunos.

"A reunião foi bastante importante para iniciarmos o trabalho na Educação com o pé direito. O bom planejamento e tranquilidade dará aos nossos profissionais das unidades preparem o ano letivo para os alunos", comentou prefeito Araujo.

De acordo com a diretora adjunta de Educação, Silmara Cristina Cocia Beltrami, que foi designada interinamente para responder pela Diretoria de Serviços de Educação, Cultural e Esporte, o calendário oficial do ano letivo tem início dia 1º de fevereiro, quarta-feira, quando os professores retornam do recesso escolar e realizam o primeiro encontro de capacitação, que acontecerá no Clube da Melhor Idade, a partir das 8h.

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, as equipes se reúnem em cada unidade escolar, para atividades de planejamento de ensino.

Já no dia 6, o início das aulas tem horário diferenciado para alunos matriculados nas séries iniciais. Nas Emeis, alunos da 1º fase, nos 3 primeiros dias de aula permanecem na escola somente das 7h30 às 10h, no período da manhã, e no período da tarde, das 13 às 15h30. Os alunos da 2ª fase das Emeis também têm esse horário especial no primeiro dia de aula (6/02). O horário mais curto, de manhã e à tarde, nos 2 primeiros dias de aula, ainda vale para alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental I (Escolas Julieta, Euclydes, Ângela e Rosa Benatti). De acordo com o setor de Educação, os demais alunos da rede municipal vão cumprir horário normal de aula.

São 19 educadoras que vão coordenar interinamente as equipes escolares, até que a Diretoria de Educação possa nomear e/ou contratar de forma efetiva, por conta de liminar concedida em julho do ano passado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, que proibiu contratação de novos cargos de primeiro e segundo escalão.

Confira os responsáveis pelas unidades escolares da rede municipal de ensino:

Creches Municipais

Juliana Pessuto Zanoni Farah Haddad

- EMEI VI – Profª Mirna Aparecida Marino Fischer
Sidnéia Aparecida Dias Firmani

Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1 (1.º ao 5.º ano)
- E.M. Profª Julieta Rago Foloni
Cristiane Polonio Galdino

- E.M. Prof. Euclydes Moreira da Silva
Celina Aparecida Pultrini Bertholo

- E.M.E.F. Profª Angela Maria Prearo Fortunato
Isabel Inês Antonelo