A prática de exercícios físicos em academias particulares e em espaços públicos sempre foi mais difícil para os idosos e portadores de deficiência. Academias particulares reservam maior espaço para o atendimento dos mais jovens e as famílias que contam com deficientes entre seus integrantes nem sempre têm condições financeiras de bancar os custos de equipamentos destinados a exercícios físicos.
Para o atendimento específico de idosos e deficientes, a administração municipal de Bariri vai implantar uma academia ao ar livre especificamente destinada a atender esse tipo de público. Os equipamentos serão instalados no bairro Nova Bariri, em local escolhido pela prefeita Deo Marino. Ela explica que “o bairro é próximo do centro da cidade e conta com espaços arborizados, próprios para a prática de exercícios físicos de idosos e deficientes”.
No último dia 13 de novembro a prefeita assinou convênio que vai possibilitar a instalação dos equipamentos da academia adaptada em Bariri. A iniciativa é parte de programa da Secretaria da Assistência às pessoas com deficiência do estado de São Paulo.
Com a assinatura do convênio, Bariri receberá equipamentos de musculação com características práticas, funcionais e versáteis, para possibilitar o acesso da pessoa com deficiência e aumentar a motivação em realizar atividades físicas. O uso dos equipamentos auxilia nas capacidades físicas, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. A academia adaptada não é exclusiva para as pessoas com deficiência, poderá ser usada por todos, mas tem um desenho que privilegia a pessoa com deficiência