“Reflexão e ação no espaço de convivência” é o nome do projeto motivacional da Escola Eurico. A ideia é promover um clima harmonioso na escola, além de reduzir as ocorrências de violência verbal, de bullying e de indisciplina, e por consequência interferir positivamente, na aprendizagem dos alunos.
Dentre as ações, a mais agitada tem sido a “Gincana Repaginando”. Nessa gincana os alunos são motivados a melhorarem em aspectos relacionados ao comportamento; à participação nas aulas; à assiduidade; à limpeza da sala de aula e ao desempenho nas avaliações. Todos os professores pontuam esses quesitos, diariamente, numa planilha, cujos dados são mensurados ao final do bimestre, apontando a classe vencedora com a maior pontuação. A classe vencedora terá como prêmio do 3º bimestre um passeio ao Shopping de Bauru, com direito a assistirem um filme e tomarem um lanche com seus amigos, oferecido pela Associação de Pais e Mestres.
Outra atividade para incentivar a convivência harmoniosa é a “Corrente do bem”. Inspirados no filme homônimo, os alunos participarão dessa “corrente” organizada pelo Grêmio Estudantil. A atividade consiste em realizar uma atitude boa para três pessoas e pedir para que essas façam o mesmo. Além disso, os alunos do 9º ano organizarão o Trote Solidário, no qual serão arrecadados produtos alimentícios ou de higiene para serem doados a uma instituição filantrópica de Bariri.
Durante as aulas, professores leem textos de incentivo à boa convivência para as turmas e estimulam a discussão sobre a importância desse tema. Ainda há um espaço para valorizar o esforço individual, ao final do bimestre o aluno destaque de cada turma será homenageado em reunião de pais.
O projeto tem sido muito bem articulado na escola. Educadores, funcionários e alunos já veem impactos positivos do projeto. Apesar de ter sido iniciado na última segunda-feira, alguns aspectos já podem ser observados, como por exemplo, aqueles relacionados ao comportamento, à participação nas aulas, à realização de tarefas e à limpeza da escola. O clima de otimismo e interesse já pode ser visto e a motivação é tanta que alguns alunos já criaram grupos em redes sociais para incentivar a participação da turma. A escola segue entusiasmada com a ideia, que promete sucesso para todos, sobretudo, aos seus principais protagonistas: os alunos.