Na tarde de sexta-feira da semana passada (12 de setembro) o município realizou reunião pública de esclarecimento sobre a transferência da responsabilidade sobre a iluminação pública para a administração municipal. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Bariri, e contou com a presença de Francisco Ramos de Oliveira, gerente regional da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); da prefeita Deo Marino, de vereadores e de empresários locais.
Segundo explicações do representante da CPFL, "até o dia 31 de dezembro de 2014 todos os ativos (lâmpadas, luminárias, suportes, chaves, reatores, relês, cabos condutores, braços e materiais de fixação) que compõem a iluminação de ruas e praças do município serão transferidos para a administração municipal que, a partir de então, será responsável pela manutenção e pelos custos dessas instalações". Ele explicou que "hoje, tudo o que se refere a iluminação pública é de responsabilidade da CPFL, que cobra da prefeitura por estes serviços, e é isso vai mudar a partir do ano que vem".
O representante da CPFL esclareceu também que "antes da transferência dos bens utilizados na iluminação pública, será feita uma vistoria completa nos equipamentos, para assegurar que tudo o que for entregue para o município esteja dentro das melhores condições de uso". Para atestar a boa qualidade dos equipamentos, segundo Francisco Ramos, "será assinado um termo de responsabilidade, atestanto que as condições encontram-se dentro dos padrões de qualidade previstos em normas técnicas".
A prefeita Deo Marino explicou que "para conseguir arcar com os custos dessa mudança, o poder executivo do município vai enviar ao legislativo proposta de implantação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP)". Ela esclarece que "não se trata de um novo tributo, pois se ela não for coberta pela cobrança da CIP, o setor de finanças do município terá que remanejar o valor de outros gastos da administração, comprometendo investimentos em outras áreas importantes, como educação e saúde, o que pode prejudicar a população".