No mês de agosto foi sancionada, pela Presidência da República a Lei Complementar 147/2014 (PLC 60/14), que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Dentre as alterações, como a criação de um Cadastro Único para as MPEs(Micro e Pequenas Empresas), maior simplificação nos processos de abertura, registro, alteração e baixa, dentre outras inúmeras alterações que visam incentivar as MPEs. Em Bariri 840 empresas são optantes pelos Simples Federal e serão atendidas por estas mudanças.
O Simples Nacional teve sua revisão mais profunda desde a sua criação em 2007. A principal mudança foi a universalização do regime, com a possibilidade de adesão de 142 novas categorias de empresas, representando mais de 450 mil empresas em todo o país. Com isso, jornalistas, advogados e corretores imobiliários e de seguros foram incluídos no Simples Nacional.
O município de Bariri esteve presente, no dia 23 de setembro (terça-feira), no evento "Caravana da Simplificação", realizado em Bauru com a finalidade de anunciar as possibilidades de adesão de mais empresas ao Simples Nacional (regime de tributação simplificado e integrado) e de informar a situação tributária atual do segmento.
A atividade de Bauru contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, e teve a participação de Paulo Mellado, diretor de desenvolvimento econômico do município. e de Maria Keli Jorge, gerente executiva da Associação Comercial e Industrial de Bariri.
Segundo explicações de Paulo Mellado "existe a possibilidade de rever o teto de faturamento anual para que mais empresas possam aderir ao Simples Nacional". Ele explica que "atualmente, podem aderir empresas com receita bruta de até R$ 3,6 milhões ao ano, mas há estimativas do governo federal de que 1.400 pessoas jurídicas incluídas no Simples Nacional devem atingir esse teto no Estado de São Paulo, superando esse enquadramento legal".
Paulo Mellado explicou que "a proposta de novo teto, com a possibilidade de correções anuais do valor, será apresentada pelo ministro Guilherme Afif Domingos à presidente Dilma Rousseff no dia 7 de novembro para que, posteriormente, seja debatida e votada pelo Congresso Nacional".
A representante da Associação Comercial e Industrial de Bariri no evento destacou "a importância da participação da classe empresarial nesse debate, em parceria com o poder público, especialmente por causa do enorme potencial de geração de emprego e renda representado pelas micro e pequenas empresas".
Maria Keli Jorge destacou ainda "a necessidade de agradecermos ao SEBRAE pelo convite do evento, pois a instituição, que sempre priorizou o atendimento aos pequenos empreendedores, demonstra, mais uma vez, sua dedicação ao desenvolvimento local e regional". A prefeita Deo Marino, informada sobre o evento, destacou "o interesse da administração em aprofundar as parcerias com o governo federal e com as micro e pequenas empresas, sempre em defesa da geração de emprego e renda no município, importantes fatores de crescimento da economia do município".