O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos que a criança desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Dessa forma se faz necessário o lúdico no Universo Infantil para o desenvolvimento da criança no ensino/aprendizagem.
Diante da importância do brincar na Educação Infantil, a equipe da Emei III Profª Yolanda Mazza Fortunato desenvolveu no decorrer do ano letivo de 2014 o Projeto Jogos e Brincadeiras, que visa resgatar as brincadeiras de tempos atrás que eram bem mais divertidas, saudáveis e criativas.
O objetivo deste projeto está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que compõem as práticas pedagógicas e tem como eixos norteadores as interações e brincadeiras, resgatando valores, socializando brincadeiras que eram utilizados no passado como jogos, cantigas de roda e brinquedos.
Durante a realização do projeto as crianças vivenciaram algumas brincadeiras antigas como: elástico, balança caixão, amarelinha, estátua, pular corda, dentre outros.
Desenvolveram também a criatividade e habilidades para confeccionarem jogos e brinquedos utilizando, principalmente, materiais recicláveis, despertando nos alunos a consciência para a importância da preservação à natureza e o respeito ao nosso planeta, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo pela reciclagem.
Como culminância do projeto foi realizado na Unidade Escolar uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos juntamente com seus professores e a apresentação das seguintes danças e cantigas de roda:
1ªs fases – Boneca de lata, Bichos grandes e pequenos e Boi da cara preta.
2ªs fases: A Água e A linda Rosa Juvenil
1ºs anos: Samba lelê
Estas apresentações foram apreciadas pelos familiares das crianças.
A coordenadora da escola Rosangela Aparecida de O. da Silva ressalta que para o sucesso do projeto houve o empenho e o envolvimento de todos os membros da escola, além da participação das famílias no ambiente escolar.
A equipe da Emei III agradece pela participação dos pais na Mostra Cultural.
Colaboração: Rosangela Aparecida de Oliveira da Silva