33º Previsão para hoje (16 de maio) 16 de maio
18 NOV 2014
Setor de Meio Ambiente reforça responsabilidade depois do consumo

O setor de Meio Ambiente do município de Bariri acaba de concluir o balanço anual do Ecoponto de Descarte Temporário de pneus inservíveis, o qual funciona mediante Convenio entre o Município e a Recicla ANIP – Associação Nacional da Industria de Pneumáticos.

De acordo com o chefe do setor de Meio Ambiente – Sincler Policarpo, de janeiro a novembro de 2014 foram recebidos no Ecoponto Municipal de Bariri, exatamente 10.211 pneus inservíveis, provenientes de borracharias, pontos comérciais e usuários individuais. O recebimento dos pneus inservíveis tem por objetivo evitar o descarte irregular em locais de interesse ambiental (praças, jardins, margens dos córregos, áreas verdes, matas ciliares, galerias pluviais e vias públicas, evitando assim a degradação ambiental do Meio Ambiente Urbano e Rural.

O recebimento dos pneus no Ecoponto contribui também para evitar a proliferação do mosquito da dengue e outras doenças.

É importante ressaltar que o serviço oferecido pelo município é gratuito e a destinação dos pneus não onera os cofres municipais, pois o serviço de transporte e destinação é totalmente custeado pela ANIP.

Outro ponto positivo que deve ser destacado é que o município de Bariri se tornou referência em destinação de pneus inservíveis, de acordo com a ANIP e vem contribuindo e ajudando os municípios de Itaju e Bocaina a destinar corretamente os pneus. O Ecoponto Municipal de Bariri recebe os pneus temporariamente e os destina a Associação Nacional da Industria de Pneumáticos, sem custo para estes municípios vizinhos.

Em 2014 foram destinados para reciclagem 1.533 pneus inservíveis de Itaju e Bocaina.

Mais que um serviço de destinação correta de pneus inservíveis, o funcionamento do Ecoponto é um serviço de saúde pública extensivo a municípios vizinhos, uma ferramenta essencial no planejamento ambiental.

O Ecoponto Municipal de Bariri fica localizado no Almoxarifado Municipal, na Avenida Claudionor Barbieri nº 1780 – Funciona de segunda a sexta feira no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

De acordo com a Prefeita Del Marino, "os serviços de recebimento dos pneus inservíveis reforça a responsabilidade do município em destinar os resíduos conforme legislação federal (Lei nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos), e desta forma contribui para evitar doenças de uma forma ambientalmente correta".

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024