32º Previsão para hoje (03 de maio) 03 de maio
25 JAN 2024
Unidades de Saúde fazem atendimento para casos suspeitos de dengue

São três UBS: Centro de Saúde, das 7 às 18 horas; Soma 2, das 5h45 às 17 horas;
e Nova Bariri, das 7 às 17 horas. E quatro equipes da ESP, sempre das 7 às 17 horas

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, iniciou nesta semana o atendimento de pessoas com suspeita de dengue em unidades de Saúde.

Fazem o atendimento dos casos suspeitos de dengue as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os casos mais graves devem ser encaminhados para a Santa Casa de Bariri.

Ao todo, são três UBS: Centro de Saúde, das 7 às 18 horas; Soma 2, das 5h45 às 17 horas; e Nova Bariri, das 7 às 17 horas. Além de quatro equipes da ESP, sempre das 7 às 17 horas.

A Diretoria de Saúde orienta que os principais sintomas da dengue são febre alta acima de 38 graus, dores no corpo, nas articulações, atrás do olhos, falta de ar, falta de apetite, dor de cabeça e possíveis manchas vermelhas pelo corpo. Ao sentir estes sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e deve evitar a automedicação evitando remédios como o AAS, nimesulida, ibuprofeno e diclofenaco que têm potencial para aumentar as chances de hemorragia.

Na unidade de saúde, o paciente será avaliado pela equipe de enfermagem, passará pelo médico que vai receitar os medicantes necessários e, se for o caso, encaminhar a pessoa para reidratação com soro.

Apenas após estes procedimentos e se houver necessidade em casos mais graves, é que o paciente será encaminhado para a Santa Casa de Bariri.

Prevenção

O controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro das residências.

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão. A proteção contra picadas de mosquito é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti pica principalmente durante o dia.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024