32º Previsão para hoje (03 de maio) 03 de maio
15 JAN 2024
SAÚDE
Jardins Santa Rosa, Santa Clara e Domingos Aquilante recebem nebulização contra o mosquito da dengue

Está sendo feita a nebulização costal (aplicação de inseticida) dentro dos imóveis
nos bairros Jardins Santa Rosa, Santa Clara e Domingos Aquilante
e a ação deve ocorrer nos próximos dez dias

A Prefeitura de Bariri está aumentando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya. Porém, é importante que a população também colabore observando situações de risco dentro de suas residências e no entorno, além de abrir as portas de suas casas para as equipes de Saúde que estão percorrendo os bairros da cidade.

No momento está sendo feita a nebulização costal (aplicação de inseticida) dentro dos imóveis nos bairros Jardins Santa Rosa, Santa Clara e Domingos Aquilante e a ação deve ocorrer nos próximos dez dias. Como a nebulização com equipamento costal tem aplicação mais direta, direcionada a pontos como ralos e vasos com plantas, é essencial a colaboração dos moradores para a eficácia do trabalho.

A ação é feita com nebulizador manual, costal, por ir nas costas do aplicador. Ele tem um motor que impulsiona o vapor/névoa para dentro das residências e em seus arredores, com inseticida, gerada pelo aparelho.

De acordo com a informação da diretora de Saúde, Irene Chagas, o critério para nebulização é ter um caso positivo nesses bairros que recebem a ação. A partir de então é traçado um raio de 200 metros, e todas as residências neste espaço são nebulizadas.

Além da nebulização, outras medidas preventivas estão sendo feitas pela equipe de Saúde como a visita nas casas para realização de bloqueio de controle de criadouros. As agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde trabalharão nesse final de semana, 13 e 14 de janeiro,  para bloqueio de controle de criadouro.

O prefeito de Bariri, Fernando Foloni, informa que o município teve, entre janeiro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, um total de 391 casos notificados de dengue, conforme os dados da Diretoria de Saúde. “A partir do dia 6 último, a pasta ainda recebendo as notificações para confirmação dos casos”, disse o prefeito.

Portanto, é necessária a colaboração da população para a eficiência da nebulização, ação que visa impedir a disseminação da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, segundo solicitação da responsável pela Vigilância Epidemiológica de Bariri, a enfermeira Neusiely Podanoschi.

“A melhor ação sempre é a prevenção, e cada um deve fazer a sua parte, não deixando recipientes que possam acumular água em seu quintal, verificando calhas, canaletas, ralos e conversando com o seu vizinho para que faça o mesmo. Ninguém deve jogar lixo em vias públicas”, aponta Neusiely.

Foto: Saúde de Bariri
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024