24 NOV 2023
GABINETE
Mesmo com aumento do valor, Bariri tem a água mais barata da região
Foto: Reprodução Saemba (poço profundo)

Tarifa de água e esgoto não tinha correção havia quatro anos
e reajuste visa diminuir déficit financeiro que o Saemba enfrenta

A Prefeitura de Bariri, por meio da Autarquia Municipal dos Serviços de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba), aumentou a tarifa mínima de água e esgoto de R$ 20,64 para R$ 27,10.  O valor começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2024. Mesmo com esse aumento, o valor pago pela água e esgoto em Bariri é o menor de toda a região.

Os dados são resultado de uma pesquisa feita pelo próprio Saemba ao realizar estudos financeiros para proceder ao aumento. Cidades da região de Bariri como Arealva, Bocaina, Boracéia e Pederneiras, por exemplo, têm como tarifa mínima R$ 64,60. Já os moradores de Jaú pagam ao menos R$ 71,84. Em Bauru, maior município da região, o valor mínimo é R$ 42,77.

As últimas correções da tarifa de água e esgoto de Bariri foram feitas em 2021 e agora esta em 2023. Antes disso, o acréscimo não ocorria desde 2017, o que levou o Saemba a essa situação de déficit financeiro, na avaliação do prefeito de Bariri, Fernando Foloni. “O aumento do valor da tarifa foi a solução encontrada pelo Saemba para diminuir o saldo negativo que o serviço vem enfrentando, já que não tinha aumento no valor da tarifa havia quatro anos”, pondera.

Foloni ressalta que a tarifa de água de Bariri é a que custa menos na região. “Não tínhamos outra opção que não aumentar a tarifa da água e esgoto, pois o Saemba está em deficit financeiro há muitos anos. E, mesmo com o aumento, Bariri tem a taxa mais barata da região”, destaca o prefeito Foloni.

O decreto com o aumento das tarifas de água e esgoto foi publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da Prefeitura de Bariri.

Foto: Reprodução Saemba (poço profundo)