20 OUT 2023
GABINETE
Prefeitura de Bariri realiza coletiva de imprensa sobre as finanças do município
Fotos: Giovana Bravin

O prefeito de Bariri, Abelardinho Simões, e a equipe de Finanças
da Prefeitura apresentaram dados e sanaram dúvidas

O prefeito de Bariri, Abelardinho Simões, e a equipe da Diretoria de Finanças da Prefeitura realizaram uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (18). A coletiva aconteceu na sala de licitações do Paço Municipal e tratou das finanças do município.

Além de representantes da imprensa local e do prefeito Abelardinho, estiveram presentes a diretora de Finanças, Natália Sisto, a de Administração Pública, Fernanda Cavalheiro Rossi, a de Saúde, Irene Chagas, a contadora da Prefeitura, Zilta de Cássio Silvestre Callegari, entre outros.

A diretora de Finanças de Bariri, Natália Sisto, e a contadora do município, Zilta de Cássio Silvestre Callegari, iniciaram a ação apresentando dados e informações a respeito das contas da Prefeitura durante 2023. Entre as informações, estavam os valores destinados às entidades de Bariri, a arrecadação e o demonstrativo do balanço financeiro.

Na sequência, o prefeito Abelardinho fez a leitura de uma nota da CNM, a Confederação Nacional dos Municípios, que constatava um cenário de crise entre os municípios, com 51% em déficit no primeiro semestre de 2023. Isso seria fruto do aumento de despesas e, principalmente, da queda das receitas essenciais.

“As despesas vêm aumentando e as receitas vêm caindo. Não só em Bariri, mas na maioria dos municípios”, explicou Abelardinho.

O prefeito explica que até o mês de junho, as contas estavam dentro do planejamento, mas que a previsão de arrecadação vem diminuindo mês a mês.

“O governo federal vem deixando a desejar nos recursos. Cada vez mais nós pegamos recursos do município para suprir responsabilidades. As mudanças de governo, tanto de estado quanto federal, acabam atrasando um pouco todo o sistema e isso é natural. São dificuldades que as prefeituras acabam enfrentando”, pontuou.

Para solucionar os problemas, o prefeito e a diretora de Finanças, Natália Sisto, destacaram a necessidade de conter gastos, diminuindo “um pouquinho de cada lugar”.

“Quando a gente entra em dificuldades financeiras, a gente tem que enxugar um pouquinho daqui e dali e dar continuidade nos trabalhos. E, principalmente, zelar pelo bom atendimento à população e não deixar que esse déficit financeiro acabe prejudicando os serviços sociais, como é a saúde, por exemplo”, explicou o prefeito.

Abelardinho garante que nada vai ser paralisado, mas que os gastos serão menores.

A coletiva de imprensa serviu para que dúvidas apresentadas pela população e comunicadas por meio dos jornalistas fossem sanadas. A diretora Natália Sisto explicou que, apesar do déficit, a Prefeitura não apresenta nenhum caso de falta de pagamento que autorize o fornecedor a interromper o serviço prestado. “Não há nenhuma empresa que esteja com pagamento atrasado há mais de 45 dias. A Prefeitura tem até 90 dias para pagar”.

Quando questionada sobre o boato de um possível parcelamento do 13º salário aos servidores, a contadora da Prefeitura, Zita, destacou que isso não tem chance de acontecer, não sendo sequer possível.

Outra questão levantada foram os gastos com eventos culturais em Bariri. Abelardinho apontou que esse não é o problema, considerando que esses valores são baixos em comparação ao montante de gastos que a Prefeitura tem.

Em relação às entidades do município, o prefeito enalteceu as organizações e garantiu que os recursos destinados a elas continuarão sendo pagos. “Existe um planejamento e a gente vai cumprir com as metas”, explicou.

Já sobre a limpeza pública, Abelardinho confirmou que os serviços retornarão nos próximos meses. “Está nos trâmites administrativos para poder voltar à execução, já que a demora pode acarretar um problema de saúde pública”, pontuou.

Por fim, Abelardinho destacou que está sendo realizado um trabalho para trazer recursos financeiros ao município. “O trabalho para buscar recursos extras não para. Hoje mesmo confeccionamos mais de 30 ofícios para deputados e parlamentares, tanto do estado como do país. A busca incessante por recursos extras é fundamental”, explicou o prefeito.

Fotos: Giovana Bravin