33º Previsão para hoje (02 de maio) 02 de maio
26 SET 2023
Ação Social promove encontro “Longevidade Ativa: Envelhecer com Propósito”
Fotos: Social

O evento discutiu temas como qualidade de vida, satisfação pessoal e bem-estar subjetivo.

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Ação Social e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizou no último sábado (23), o encontro “Longevidade Ativa: Envelhecer com Propósito”.

O evento, organizado em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, no dia 1º de outubro, teve como objetivo discutir temas como qualidade de vida, satisfação pessoal e bem-estar subjetivo.

Dia do Idoso

"No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa:

a) promoção do envelhecimento ativo e saudável;
b) atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;
c) estímulo às ações Inter setoriais, visando à integralidade da atenção;
d) provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;
e) estímulo à participação e fortalecimento do controle social;
f) formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;
g) divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;
h) promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; e
i) apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

Fotos: Social