33º Previsão para hoje (02 de maio) 02 de maio
05 SET 2023
SOCIAL
Ação Social de Bariri promove palestra em comemoração ao mês da inclusão de pessoas com deficiência

“Setembro Verde” é o mês da conscientização para a inclusão

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Ação Social, realiza no dia 21 de setembro, uma quinta-feira, uma “Palestra Mágica”, com o tema “Desconstruir barreiras para construir uma sociedade inclusa".

O evento tem início marcado para as 19h30 e acontece na APAE de Bariri, localizada à Avenida Sérgio Forcin, nº 138.

A palestra será realizada em comemoração ao setembro verde, mês da inclusão social das pessoas com deficiência.

A data da realização do evento também foi escolhida especialmente, pois o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A diretora de Ação Social de Bariri, Suzane Dinis, convida toda a população a prestigiar a palestra. “Neste mês, abraçamos uma causa muito especial: o ‘Setembro Verde’, dedicado à conscientização e luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência em nossa sociedade”, destacou Suzane.

A importância do setembro verde

O "Setembro Verde" tem como objetivo reforçar a relevância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A data foi estabelecida pela Lei 11.133, de 14 de julho de 2005 e visa conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em suas rotinas diárias.

A Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) foi criada para garantir e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania plena.

Todo cidadão tem um papel fundamental nessa jornada pela inclusão. “Vamos refletir sobre nossas atitudes e combater o capacitismo, que é a discriminação contra pessoas com deficiência. É essencial garantir que nossa cidade seja cada vez mais acessível, acolhedora e respeitosa com todos os cidadãos”, pontuou a diretora de Ação Social, Suzane Dinis.