Encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico
do Estado de São Paulo, por meio do programa TecnoCidades.
Bariri marcou presença em evento do programa “TecnoCidades, a cidade do amanhã, hoje’, em Bauru. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o evento aconteceu na terça-feira (23).
O encontro teve o objetivo de mostrar que as novas tecnologias, como o 5G, podem tornar os municípios mais competitivos e atraentes para os investidores e fomentar a transformação digital nos municípios paulistas.
Participaram do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, autoridades locais e regionais e todos os interessados em conhecer mais sobre a tecnologia 5G.
Representando o município de Bariri, compareceram o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Eduardo Benatti, e os servidores do Setor de Tecnologia da Informação Vitor Rodrigues e William Carlim.
O programa TecnoCidades tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva. Ele é fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com a Desenvolve SP, agência de fomento do Estado, e com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Eduardo Benatti, explica que a partir do TecnoCidades, Bariri e outros municípios paulistas conseguirão estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais para avanço do tema.
“A partir de possíveis parcerias será possível modernizar a gestão pública e assim ampliar o acesso aos serviços públicos, promovendo o desenvolvimento da cidade por meio do uso da tecnologia. Para isso, no próprio evento, conversamos com o Coordenador de Negócios da Empresa de Informática do Governo do Estado de São Paulo, a Prodesp, Marco Cancian, bem como com o superintendente de Estratégia Negócios e Marketing da companhia, Benício Marques Filho. Em breve, realizaremos uma visita à sede da empresa”, informa Eduardo.
Cidades Inteligentes
Com as cidades conectadas, o programa mapeará as principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.