13 FEV 2023
Saúde de Bariri promove plantão de vacinação, dia 26 de fevereiro

O plantão acontecerá das 7 às 13 horas,
no Centro de Saúde e também no SOMA 2

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, promoverá no dia 26 de fevereiro, um domingo, um plantão de vacinação contra HPV, ACWY e Meningite C, destinado a crianças e adolescentes.

O plantão acontecerá das 7 às 13 horas, no Centro de Saúde e também no SOMA 2.

A vacina contra o HPV destina-se a meninos e meninas de 9 anos completos a menores de 15; ACWY para meninos e meninas com 11 completos a menores de 15; e meningite C para adolescentes entre 15 e 19 anos.

Também, na ocasião será possível que todas as faixas etárias se imunizem contra a Covid-19 e atualizem a caderneta de vacinação.

Para o imunizante da Covid-19, a 1ª dose está liberada a partir dos seis meses de idade, a 2ª aos que tomaram a 1ª dose há pelo menos 8 semanas, a 3ª dose aos que tomaram a 2ª dose há mais de 4 meses, e a 4ª aos maiores de 18 anos com intervalo mínimo de 4 meses após a 3ª dose.

O Centro de Saúde “Constantino Galízia” está situado à Avenida Dr. Antônio Galizia, já o SOMA 2 localiza-se à Avenida Orlando Belluzzo, 700.

Sobre as vacinas

A vacina HPV quadrivalente é indicada para ambos os sexos e é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV dos subtipos 6, 11, 16 e 18.    Com ela, é possível evitar o câncer de colo de útero, vulva e vagina nas mulheres, do pênis em homens e câncer de canal anal em ambos os sexos. Além disso, a vacina HPV também previne os condilomas (verrugas genitais).

A ACWY, ou Meningocócica ACWY,. previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

Já a de Meningite C previne doenças causadas pelo meningococo C, incluindo meningite e meningococcemia.