19 OUT 2022
Em sua 25ª edição, Olimpíada Estudantil de Bariri volta a ser realizada
Foto Noticia Principal Grande
Promovida pela Prefeitura de Bariri, por meio do Setor de Esportes, a competição envolve alunos de escolas públicas e particulares (Fotos: Silvana Paiva)

Promovida pela Prefeitura de Bariri, por meio do Setor de Esportes,
a competição envolve alunos de escolas públicas e particulares

Em cerimônia festiva e com a presença de dezenas de pessoas, foi realizada a abertura da  25ª Olimpíada Estudantil de Bariri, a OEBA 2022, na noite de segunda-feira (17).  A cerimônia ocorreu na quadra poliesportiva Conrado Migliorini do Clube Municipal.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, o chefe de gabinete, Paulo Egídio Grigolin, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anai Simões, as diretoras Stefani Borges (Educação, Cultura e Esporte), Fernanda Cavalheiro Rossi (Administração Pública) e Irene Chagas (Saúde), além da responsável pelo Setor de Esportes, Edmara Rainere.

Para dar início à cerimônia, entraram na quadra os  representantes de cada escola participante empunhando suas bandeiras. Em seguida, foram entoados os Hinos Nacional e Municipal, além da apresentação de um vídeo sobre o percurso da tocha olímpica pelas escolas, quando foi conduzida por alunos. Na sequência, a professora e homenageada Katia Maria da Silva, entrou na quadra conduzindo a tocha até a Pira Olímpica, onde permanecerá acesa durante a realização da OEBA 2022 e será extinta na cerimónia de encerramento.

Um dos alunos da EMEF Profª Joseane Bianco fez o “Juramento do Atleta”, quando foi acompanhado por todos os seus parceiros de Olimpíada.

Em sua fala, o prefeito Abelardinho comemorou o fato de o evento estudantil retornar após três anos de paralisação, por conta da pandemia de Covid-19. “Nossa OEBA ficou por um tempo parada, por conta da pandemia que deixou muitas marcas em nossa cidade. Nesta noite, estamos aqui para comemorar a vida, com muito esporte”, disse o prefeito.

Ele destacou ainda que cada aluno participante da OEBA 2022 deve ter sempre em mente a palavra em inglês “fair play”, cuja tradução livre para o português significa jogo justo e espírito esportivo. “É preciso ser leal e companheiro dos seus adversários, e assim fazer uma competição honesta”, completou Abelardinho.

O prefeito ainda parabenizou todos os envolvidos na organização da competição. “Agradeço a Diretoria de Educação e ao Setor de Esportes pelo empenho, às escolas, aos alunos, e aos pais e responsáveis por acreditarem no trabalho sério da educação de Bariri!”.

Após a fala de Abelardo, houve apresentações de números artísticos pela APAE,  pela Banda Marcial Municipal "Alexandre Giuliano Gallo" e pela Associação Cultural Quilombo de Bariri.

Promovida pela Prefeitura de Bariri, por meio do Setor de Esportes, a competição envolve alunos de escolas públicas e particulares do município. As disputas iniciaram na segunda-feira (17) e ocorrem até o fim de outubro em oito modalidades, com algumas alterações, dependendo da categoria. São elas: queimada, corrida, futsal, câmbio, xadrez, tênis de mesa, basquete e vôlei.