27 MAI 2022
GABINETE
Bariri se firma como cidade antirracista e lança o Plano de Promoção da Igualdade Racial

Com vigência de dez anos, o Plano Municipal tem
metas de curto, médio e longo prazos para as áreas da Saúde,
Educação, Cultura, Ação Social e Desenvolvimento Econômico

Bariri integra as cidades antirracistas do Brasil, cuja ação foi marcada pelo lançamento do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa visa a fomentar a criação e o fortalecimento de estruturas municipais voltadas ao combate ao racismo, incluindo órgãos de políticas de promoção da igualdade racial.

A ação teve início no estado de São Paulo por meio do Tribunal de Justiça com o levantamento de cidades que tenham estrutura de enfrentamento ao racismo. Bariri está entre estas cidades, já com a atuação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e, agora, com o lançamento do Plano. A meta é institucionalizar a formação antirracista para profissionais da saúde, da educação, da ação social e do desenvolvimento econômico.

Dessa forma, foi lançado nesta quinta-feira (26), o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Bariri. Com vigência de dez anos para ser executado, o Plano Municipal tem metas de curto, médio e longo prazos envolvendo diversas áreas da municipalidade.

Para o lançamento do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, foi realizada cerimônia no Centro Cultural Mário Fava e que contou com a presença do prefeito Abelardinho, dos diretores de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Flávio Coletta, da Saúde, Marina Prearo, da Ação Social, Suzane Dinis, da Educação, Esporte e Cultura, Stefani Borges, da chefia de Gabinete, Irene Chagas, dos membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri, de profissionais da administração pública e da comunidade baririense.

A elaboração do Plano de Bariri se deu de forma participativa e é fruto da parceria entre o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri com a Prefeitura de Bariri, por meio das Diretorias de Desenvolvimento Econômico, de Educação, Esporte e Cultura, de Ação Social e de Saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Bariri, Clarina Genaro, esclareceu que as propostas do Plano resultam da mobilização e contribuições dos diversos agentes envolvidos. “Houve a participação da sociedade civil, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Associação Cultural Quilombo de Bariri, administração pública municipal, diretorias municipais, Sindicados dos Servidores Públicos Municipal, lideranças de bairros, Meninos do Livra, Associação Atlética Arrudão e Associação EducArte, que atuam nas mais diferentes áreas relacionadas às questões étnico-raciais, tornando-o um documento plural e socialmente diversificado, refletindo a nossa composição social”, informou Clarina Genaro.

O prefeito Abelardinho, por sua vez, destacou que o lançamento do Plano representa um momento de união e de menos desigualdades. “Ações como essa nos motivam a trabalhar todos os dias. Registro aqui nosso apoio a todo e qualquer movimento contra a desigualdade. Percebo que todos os incentivadores à causa estão sempre envolvidos com outros projetos da sociedade, o que nos motiva e nos deixa orgulhosos”, afirmou o prefeito.
27/05/2022

Com vigência de dez anos, o Plano Municipal tem metas de curto, médio e longo prazos para as áreas da Saúde, Educação, Cultura, Ação Social e Desenvolvimento Econômico.