18 MAI 2022
SENAI
Você sabe o que estudar para o processo seletivo dos cursos do SENAI de Bariri? Confira!

As provas do processo seletivo serão em dias diferentes:
para os candidatos de Auxiliar de Almoxarifado, a prova será em 23 de maio;
para os de Eletricista Instalador e de Informática Básica, será no dia 24

A Prefeitura de Bariri está oferecendo cursos de Auxiliar de Almoxarifado, de Eletricista Instalador e de Informática Básica, para formação profissional, por meio da metodologia SENAI.

Os candidatos que já se inscreveram terão provas do processo seletivo em dias diferentes. Para o curso de Auxiliar de Almoxarifado, a prova será em 23 de maio. Para os de Eletricista Instalador e de Informática Básica, o processo seletivo será no dia 24. Todas as provas iniciam às 19 horas, na escola do SENAI, localizada na Avenida 15 de Novembro, 196, Centro de Bariri.

Então, você sabe o que estudar para o processo seletivo dos cursos do SENAI de Bariri? Confira abaixo qual será o conteúdo programático:

O QUE ESTUDAR, PARA ELETRICISTA INSTALADOR E INFORMÁTICA BÁSICA

Conteúdo da 5ª série (antigo Ensino Fundamental de 8 anos) ou 6º ano (atual Ensino Fundamental de 9 anos), para a prova de seleção.

LÍNGUA PORTUGUESA

Textos: Interpretação de textos, tipos, gêneros, características, objetivo e finalidade. Ortografia: uso das letras, ordem alfabética. Uso dos sinais de pontuação. Separação de sílabas, classificação dos vocábulos pelo número de sílabas, classificação dos vocábulos pela posição da sílaba tônica. Classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, pronome)  e usos. Significação das palavras, sinônimos e antônimos, linguagem figurada.

MATEMÁTICA

Raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos envolvendo:
Adição, subtração, multiplicação e divisão, frações e porcentagem.
Números naturais (N) • Conceito de número natural; ordenação, composição e decomposição, valor posicional dos algarismos • Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão); propriedades. Reta numérica.
Conjunto dos números racionais (Q) • Conceito de número racional; representação fracionária e representação decimal; ordenação • Operações; propriedades.
Sistema decimal, medidas de comprimento, superfície, capacidade, massa, volume e tempo. Operações com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão); propriedades.
Sistema monetário, operações e problemas matemáticos envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão.
Dobro, triplo e quádruplo.
Figuras geométricas planas, classificação e propriedades. Perímetro e área de figuras planas.
Tabelas e gráficos: interpretação e problemas matemáticos.

O QUE ESTUDAR PARA AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

Conteúdo da 8ª série (antigo Ensino Fundamental de 8 anos) ou 9º ano (atual Ensino Fundamental de 9 anos)

LÍNGUA PORTUGUESA

Textos: compreensão, interpretação e comparação de textos narrativos, descritivos e dissertativos, tipos, gêneros, características, objetivo e finalidade. Ortografia: Uso das letras, Ordem alfabética. Separação de sílabas. Classificação das palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica. Uso dos acentos gráficos. Uso dos sinais de pontuação. Uso da crase. Classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, pronome) e usos. Flexão do nome e do verbo. Vozes do verbo.  Emprego de pronomes. Termos da oração (sujeito e predicado). Significação das palavras, sinônimos e antônimos, linguagem figurada.

MATEMÁTICA

Raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos envolvendo:
Conjunto dos números naturais (N): conceito de número natural; ordenação; operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); propriedades.
Conjunto dos números inteiros (Z): conceito de número inteiro; ordenação; operações; propriedades.
Conjunto dos números racionais (Q): conceito de número racional; representação fracionária, e representação decimal; ordenação; operações; propriedades.
Razão e proporção; grandezas direta e inversamente proporcionais; regra de três simples; porcentagem.
Cálculo algébrico, monômios, polinômios e expressões algébricas; operações e propriedades.
Equação de 1º grau com uma variável.
Sistema decimal e medida de tempo; unidades de comprimento, superfície, massa, volume, capacidade, tempo e temperatura; operações.
Geometria plana; teorema de Pitágoras (aplicações); perímetro e área das principais figuras geométricas.
Tabelas e gráficos – interpretação, operações.
Sistema monetário – operações (adição, subtração, multiplicação, divisão).
Análise combinatória.
MMC (Mínimo Múltiplo Comum) e MDC (Máximo Divisor Comum).