19 ABR 2021
SOCIAL
Ação Social fala sobre a 1ª Campanha de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental

Dando continuidade às publicações da 1ª Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental de Bariri, a Diretoria de Ação Social traz algumas informações, concedidas pelas assistentes sociais Natália de Alice e Josmeire Fiorin, sobre o desenvolvimento da campanha, seus objetivos e o processo de idealização do projeto. Além disso, você confere mais sobre as unidades envolvidas na 1ª Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental.

Para continuar acompanhando as postagens, basta seguir as redes sociais do município. Amanhã, 20, você confere sobre as formas de alienação parental e a entrevista com as advogadas Gislaine Sorendino e Andressa Mogioni.

Confira as informações:

Josmeire Nascimento Fiorin - Coordenadora do CREAS

Natália de Alice - Coordenadora do CRAS

A Semana:

A 1ª Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental tem por base a Lei Municipal 4.798/2017, cujo objetivo é ampliar a conscientização, discussão,  divulgação e, consequentemente, a prevenção da alienação parental. Dessa forma, nos unimos no planejamento, formulação e desenvolvimento da 1ª Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental.

Junto à Rede de Garantia de Direitos da Criança e Adolescentes - Vara da Infância, Conselho Tutelar e OAB, que de pronto se dispuseram a conceder entrevistas sobre o assunto em cada área, planejamos, formulamos e desenvolvemos o projeto. Acreditamos que a disseminação do conhecimento sobre a Alienação Parental é de extrema importância para o combate a essa demanda que permeia as relações sociais. O conhecimento é a chave para a resolução das problemáticas.

Abaixo você confere sobre a atuação do CRAS e do CREAS no município e sua participação na semana.

CRAS e CREAS

Ambas são unidades do Sistema Único de Assistência Social. O CRAS tem por objetivo desenvolver a política pública de assistência em sua esfera básica, trabalhando com ações preventivas e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Já o CREAS, acolhe as demandas de situações de risco pessoal e social, tais como situações de violência contra crianças, idosos e pessoas com deficiências.

A campanha une as unidades no sentido de prevenção, levantamento e atendimento das demandas que venham a surgir.

No dia a dia dos atendimentos no CRAS e CREAS, identificamos muitas situações de alienação parental, contudo as denúncias ainda não ocorrem. O conceito é novo e nós estudamos e aprendemos a cada dia. Com a campanha, buscamos partilhar o conhecimento e levar à população informações sobre como a rede de garantia de direitos  funciona no enfrentamento dessas situações, quais os canais de denúncia e como agir.