07/11/2019 às 17:03:00
SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA PRÓXIMA SEMANA

A Prefeitura Municipal de Bariri, através da Diretoria de Saúde, em parceria com o Lions Clube, realiza no próximo dia 13 de novembro, quarta-feira, das 8h às 13h, na Praça da Matriz (atrás da Igreja Matriz), a Campanha de Prevenção da Saúde Bucal tendo como público alvo pacientes masculinos, visto que em novembro existe a Campanha Nacional Novembro Azul.

A dentista Karita D. D. Pomponi é responsável pela avaliação dos pacientes e caso exista alguma anormalidade será encaminhado o paciente para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) onde exames mais específicos serão realizados para fechar o diagnóstico. Além do exame bucal realizado pela dentista, equipes de enfermagem dos Postos de Saúde da Família ficam responsáveis por realizarem aferição arterial, teste de glicemia, HGT e teste rápido de Sífilis.

Segundo a dentista Karita Pomponi, é importante que a população tenha sempre uma higiene bucal adequada, use protetor labial, solar, tenha uma alimentação saudável, esteja com a vacinação contra o HPV em dia, em especial os adolescentes, use preservativos, evite cigarros e ingestão de bebida alcoólica.

As empresas do município foram convidadas a dispensar seus funcionários por alguns minutos para que estes participem da Campanha, bem como funcionários públicos municipais foram convidados. A campanha é destinada aos homens, mas mulheres e crianças também são bem vindos.

Câncer de Boca

O Câncer de Boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, a melhor forma de prevenção é procurar o dentista regularmente, para tratamento odontológico. Percebendo alguma ferida ou machucado que não cicatrizem em até 15 dias, o dentista deve ser consultado prontamente para realização de exames específicos na cavidade bucal para melhor diagnostico.

A incidência de casos de Cancer de Boca acontece em 70% dos casos em homens acima dos 40 anos de idade, sendo fatores de risco: consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção, falta de higiene bucal, vírus HPV, entre outras.

Imagem: Divulgação

© Copyright Instar - 2006-2019.