09/08/2019 às 15:01:00
Vigilância Epidemiológica faz ação contra Leishmaniose Visceral no bairro Domingos Aquilante

A Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal de Bariri, através da equipe da Unidade de Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã desta sexta-feira (9), na Praça Jácomo de Angelis, no Núcleo Habitacional Domingos Aquilante, ação contra a Leishmaniose Visceral.

A ação teve como objetivo orientar a população do bairro e adjacentes sobe a doença infecciona. Foram entregues panfletos e sacos de lixo. A Leishmaniose é causada pro um parasito e transmitida pelo mosquito palha fêmea infectado ao picar um cão contaminado, passando a transmitir a doença para o homem e cães sadios.

Os sintomas da doença são febre prolongada, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza e em alguns casos podem aparecer sangramentos.  A melhor forma de prevenção é manter a poda das árvores, folhagens e grama dos quintais, colocar telas finas em portas e janelas, embalar em sacos plásticos e colocar para coleta a matéria orgânica (folhas, frutos e fezes) retirados dos quintais, estábulos e galinheiros. O diagnóstico e o tratamento precoce das pessoas visa curar a doença. Já para os cães, o Ministério da Saúde não recomenda o tratamento, devendo ser eutanasiados.

© Copyright Instar - 2006-2019.