27 JAN 2017
Bariri recebe licença prévia do Novo Aterro Sanitário de Bariri

A CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo liberou para a Administração Municipal no dia 19, a licença prévia do novo aterro sanitário de Bariri. A nova área está localizada na margem direita da estrada vicinal que liga Bariri ao município de Bocaina (BRI 278), medindo 4,8 hectares, e foi adquirida judicialmente pelo município em dezembro de 2010. De posse do terreno, o poder público municipal iniciou os procedimentos legais e ambientais para implantação do novo aterro.

O Prefeito Araujo enfatiza que o novo aterro vai significar uma economia de cerca de R$ 1,5 milhão por ano aos cofres públicos, economia está proveniente da interrupção do serviço de transbordo dos resíduos domésticos coletados em nossa cidade e, atualmente transportados ao Centro de Gerenciamento de Resíduos do município de Piratininga.

De acordo com o Sincler Policarpo, chefe do setor de meio ambiente, que vem trabalhando no licenciamento ambiental desde as gestões anteriores em busca da liberação das licenças ambientais, diz que o licenciamento ambiental prévio é um dos passos mais importante para a liberação do novo aterro sanitário que vai regularizar a destinação adequada, com base em estudos técnicos e ambientais, suprindo toda a produção diária de resíduos do município. A aprovação da Licença Prévia, garante que a localização do aterro atenderá as normas rigorosas e muito específicas de gestão de resíduos, minimizando os impactos ambientais do manejo, como contaminação do solo e das águas. Os estudos levaram em conta a posição geográfica do município e cumpridas todas as exigências da legislação ambiental.

Segundo o chefe do meio ambiente, o próximo passo é realizar a solicitação para a emissão da Licença de Instalação e Operação, prevista para os próximos meses, que autoriza a implantação e funcionamento do empreendimento conforme exigência do órgão competente. O funcionamento do aterro só terá início após análise e aprovação das licenças da CETESB.

A nova área receberá inicialmente terraplanagem, obras de infraestrutura, cercamento de divisas, placas de identificação do empreendimento, controle de entrada e saída, abertura das células de aterramento com aplicação de manta impermeabilizante geotêxtil, captadores de controle de emissão de gases, sistema de captação de águas pluviais, lago de captação de chorume, bem como outras melhorias no local exigidas pelo órgão.

A elaboração do projeto técnico vem sendo realizada pelo Setor de Meio Ambiente, dispensando a contratação de empresa especializada para elaboração do projeto, gerando mais uma economia de cerca R$ 200 mil.

Mais informações podem ser obtidas pelo Setor de Meio Ambiente através do telefone (14) 3662-9200 ramal 9203.