33º Previsão para hoje (17 de maio) 17 de maio
01 JUL 2013
Prefeitura de Bariri investiu R$ 1,2 mi em medicamentos estocados

Os remédios são encontrados nas três farmácias municipais; a atual administração recebeu no dia 3 de janeiro a Saúde Municipal com estoque de remédios de apenas R$ 303.234,93

A prefeita de Bariri, Déo Marino (PT), divulgou que o município investiu cerca de R$ 1.200.000,00 em medicamentos estocados para distribuição gratuita à população nas três farmácias municipais. Só a central tem R$ 689.875,72 em remédios e nas duas outras farmácias - que foram descentralizadas em março - são mais R$ 500 mil. São 700 tipos de medicamentos.

Para se ter uma ideia do montante investido em medicamentos pela administração da prefeita Déo Marino, no dia 3 de janeiro o valor em medicamentos encontrado na Saúde era de apenas R$ 303.234,93 e não o valor divulgado na época pela administração 2008-2012 de R$ 700 mil.

"Saúde é prioridade fundamental na nossa administração. Não falta e não faltará remédios para a população. Estamos investindo no setor valor acima do que determina a lei. E continuaremos cuidando da saúde da nossa cidade", garante Déo Marino.

De acordo com Maisa Luci Durante, chefe do setor de Assistência e Compras da Saúde, a Prefeitura investe, em média, R$ 200 mil mensais em medicamentos, compras feitas através de licitações públicas.

Os medicamentos gratuitos são distribuídos na farmácia central, onde funciona o almoxarifado da Pasta; no centro de Saúde II (na rua Dr. Antonio Galizia, no centro) - entre 8 e 19 horas - beneficiando os bairros do centro, Jd. Nova Bariri, parte do Jd. Industrial I, Jd. Maria Luiza, Jd. Esperança I e II, Jd. Umuarama e Jd. Maravilha - e também na sede do PSF 1, no bairro Livramento, que atende os bairros Maguin Villa, Jd. Industrial II e parte do I, e o próprio Livramento.

Com a descentralização da distribuição de remédios em mais duas farmácias, houve redução significativa de filas e melhoria do atendimento dos cidadãos, argumenta Maisa Durante.

Os medicamentos são de diversos tipos: para pressão arterial, diabetes, circulação, antidepressivos, entre muitos outros.

A Saúde do município até o ano passado era autuada - com aplicação de multa - pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) pela falta de farmacêuticos responsáveis nas farmácias do município. A atual administração contratou, por meio de concurso público, 5 farmacêuticos e sanou essa irregularidade.

Prefeitura Municipal de Bariri

João Henrique Vieira de Azevedo – MTb 20066