02 DEZ 2013
CREAS é inaugurado

No último sábado (30 de novembro) o município inaugurou o espaço onde vai funcionar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Bariri. O novo equipamento público, localizado nas dependências do antigo Tiro de Guerra, mais exatamente na residência que ficou conhecida na cidade como "Casa do Sargento", vai prestar atendimento especializado a pessoas e famílias em situação de risco.

Segundo a diretora de Ação Social do Município Sônia Grigolin "a inauguração é um complemento ao trabalho já desempenhado pela ação social do município no CRAS, destinado à atenção básica". Ela explica ainda que "de agora em diante, os casos extremos, como as dependências de drogas e os episódios de violência doméstica, serão atendidos no CREAS". O CREAS de Bariri vai funcionar sob coordenação da assistente social Natália de Alice, e estará integrado aos demais trabalhos da ação social do município.

A prefeita Deo Marino afirmou, em seu pronunciamento na solenidade, que "o novo equipamento vai buscar atender uma das principais carências da população de Bariri, especialmente no que se refere a famílias e pessoas em situação de risco". Para a prefeita "o trabalho da ação social é uma das prioridades da administração, e pretende conferir dignidade a pessoas que, sem esse atendimento especializado, ficam à margem da sociedade".

Homenagem
O CREAS de Bariri recebeu o nome de José Roberto Gonzales, conhecido na cidade por sua atuação na área da ação social. Familiares e amigos do homenageado estiveram presentes à inauguração, que foi acompanhada, também, por autoridades do município, vereadores e diretores municipais.

Dias Melhores
As solenidades públicas, em geral, são marcadas por uma excessiva seriedade, o que dispensa (ou dilui) manifestações mais informais de afeto e de alegria. Não foi o que aconteceu no último sábado, na inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Bariri.

O novo equipamento público recebeu o nome de José Roberto Gonzales, uma iniciativa dos vereadores Celiza Luiza Fanton Bolini e Fernando Foloni. A vereadora, autora da propositura, foi uma das oradoras do evento. Mas isso ocorreu na parte mais solene e protocolar da inauguração.

O que escapou ao protocolo previsto para essas ocasiões foi a apresentação musical do filho do homenageado, que, depois de se pronunciar, emocionado, chamou à frente um acompanhante, e entoou a canção "Dias Melhores", popularizada na interpretação de um grupo mineiro de música popular brasileira.

A escolha não poderia ter sido melhor. A letra da canção se refere às esperanças que temos de vivermos dias melhores no futuro e sobre nossas responsabilidades na construção de condições cada vez mais humanas de sobrevivência, para nós mesmos e para nossos descendentes e semelhantes. Na poesia o autor destaca que os tais "dias melhores" só ocorrerão porque "seremos melhores (...) melhores em tudo".