25 ABR 2014
Novos médicos começam a atender na rede básica

Os quatro médicos que chegaram a Bariri na semana passada, por conta do programa "Mais Médicos" do ministério da saúde, começam a prestar atendimento à população na próxima semana em unidades básicas de saúde do município. Como preparação para assumirem seus postos, eles percorreram, nos últimos dias, alguns postos de saúde da família da cidade e mantiveram contatos com profissionais que já trabalham em Bariri.

O programa "Mais Médicos" é uma iniciativa do governo federal que também prevê o aumento de investimentos em infraestrutura das unidades básicas de saúde e a expansão do número de vagas e cursos de medicina, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

A prefeita Deo Marino, que esteve em alguns postos de saúde da família para acompanhar os novos profissionais, afirmou esperar que "a chegada desses médicos possa amenizar o problema da falta de profissionais na rede básica do município". Ela explicou também que "nosso município sofre os reflexos da situação do Brasil, onde a média é de 1,8 médicos para cada mil habitantes, quantidade menor do que a Argentina (3,2), Portugal e Espanha, ambos com 4 médicos para cada mil habitantes".

O programa federal é dirigido também a corrigir uma distribuição desigual de médicos nas regiões do país. Segundo levantamento do ministério da saúde vinte e dois estados brasileiros tem uma quantidade de profissionais menor do que a média nacional.

Segundo a prefeita Deo Marino, "o programa é apenas o primeiro passo para enfrentar a problemática da saúde pública no Brasil". Ela foi informada, em Brasília, que "estão em fase de implantação em todo o país algumas medidas para aprimorar a formação médica e para diminuir a carência de profissionais médicos".

Isso vai resultar, segundo a prefeita, na implantação de novos cursos de medicina e em hospitais escola, especialmente em regiões onde existe uma insuficiência na quantidade de profissionais médicos. Deo Marino tem certeza de que "os avanços na atenção básica e na área de graduação vão beneficiar a população de Bariri".