25 JUN 2014
Um jardim para o inverno

As aulas de Arte ficaram mais movimentadas nas últimas semanas do mês de maio e o mês de junho teve um início mais colorido. Tudo isso, porque o professor de Arte, Márcio Xavier, elaborou e executou, juntamente com as professoras auxiliares e seus alunos, um trabalho de desenho, recorte e pintura com tinta guache. A ideia era construir um jardim no inverno e, para tal finalidade, foi utilizado papelão reciclado como base para fazer lindas flores.

O recorte e a pintura das flores envolveram todas as salas do período da manhã, professoras auxiliares e estagiárias, as quais foram orientadas pelo educador Márcio Xavier. Um dos objetivos desta iniciativa é o de despertar o sentido do trabalho em grupo e, ao usar papelão reciclado, incentiva-se nas crianças a consciência sobre o poder de renascimento da arte, pois nada se perde e tudo se renova.

Além da premissa de renovação, o propósito é aguçar a criatividade dos estudantes, revelando novas possibilidades de construção da aprendizagem e estímulo à imaginação, apesar das adversidades, já que manter um jardim no inverno é um grande desafio devido à baixa temperatura. Porém, as flores de papelão oferecem uma magia e um encanto que vence os limites do que é passível de sentido, trazendo um novo significado para o jardim, no dia 05 de junho, em comemoração ao dia do meio ambiente, data especialmente escolhida para a realização deste evento.

Depois de pronta, cada aluno plantou a sua flor em torno do jardim da escola, o que encheu de beleza e cor um dia cinzento de inverno. Após o plantio, haverá uma colheita individual da conquista coletiva, visto que cada aluno vai colher uma flor diferente daquela que plantou. A arte consiste na apreciação do belo por aqueles que estão unidos na transformação do mundo pelas vias de criação e imaginação, tornando real até mesmo o que parecia impossível, bem como atuando na valorização da natureza e proteção da fauna e da flora.

Professor Márcio Xavier

Colaboração: Wagner Granai