33º Previsão para hoje (05 de maio) 05 de maio
19 DEZ 2014
Balanço positivo do Bolsa Família é destaque de 2014

O setor de Ação Social de Bariri está encerrando o ano de 2014 com um balanço positivo em relação aos atendimentos do programa do governo federal no município. Foram realizados cerca de quinhentos cadastros e o ano termina com quase 300 beneficiários, todos com o acompanhamento na educação (em torno de 90%) e na saúde (65% no primeiro semestre).
Durante o ano a equipe de Ação Social participou de capacitações que contribuíram para aprimorar a gestão do programa, especialmente em relação ao acompanhamento das condicionalidades. Sonia Gregolin Maciel, diretora de Ação Social do município, explica que "antes os beneficiários não sabiam, por exemplo, qual a data correta de pesar e medir os integrantes da família, o que sobrecarregava o atendimento dos Postos de Saúde, e isso foi resolvido com o agendamento, em parceria com o setor de saúde, de mutirões destinados exclusivamente a atender as famílias do programa".
Ela explica ainda que "o setor de educação, depois do fechamento de cada bimestre, informa o Setor Social sobre a frequência escolar de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e sobre as famílias cujos filhos não tiveram a presença mínima de 85%, o que têm algum efeito sobre o pagamento dos benefícios, podendo ser a advertência, a suspensão ou o bloqueio".
O setor de Ação Social realiza também a atualização dos cadastros das famílias, a cada dois anos ou quando houver alguma mudança no quadro familiar (nascimento ou morte). Antes de vencer o prazo, as famílias são convocadas por correspondência ou através de visitas nas casas, para o cumprimento dessa condicionalidade e para a manutenção atualizada da base de dados do município junto ao governo federal.
Como atividade de encerramento do ano, foi realizada, no dia 8 de dezembro, reunião geral, que contou com a presença da Companhia de Teatro "Faz de Conta", que contribuiu para o melhor entendimento sobre os direitos e deveres dos beneficiários. Na ocasião, enquanto os pais recebiam as orientações, as crianças participaram de atividades de recreação orientadas por monitores, cujo destaque foi a visita do Papai Noel.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024