Ir para o conteúdo
Ir para conteúdo do site
29º Previsão para hoje (21 de setembro) 21 de setembro
Siga a Prefeitura
Seg - Sex 8h - 17h
comunicacao@bariri.sp.gov.br
(14) 3662-9200

Ir para o conteúdo

Município de Bariri
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
SnapChat
Instagram
Serviço
Atualizado em: 31/01/2020 às 14h36
TELEFONE
PRESENCIAL
Assistência Social
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Espaço Amigo I
O Serviço é realizado tendo como base a idade dos participantes (6 à 10 anos), de modo a garantir aquisições progressivas de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social desenvolvidos pelo PAIF e PAEFI. Destaca-se que o Espaço Amigo I atende as crianças em contraturno ao período escolar, tendo os mesmos a permanência de cerca de quatro a cinco horas diárias na unidade, de segunda-feira a sexta-feira.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Espaço Amigo I,” tem por foco a constituição de um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e autonomia das crianças, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.
As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, criando oportunidades para que os usuários vivenciem a ampliação do universo informacional e prático por meio de oficinas, que consistem na realização de atividades de esporte, lazer, arte, cultura e demais premissas no âmbito da assistência social.
 
A quem se destina (público-alvo)
 
O Espaço Amigo I atende crianças com idade de 06 à 10 anos, tendo como meta programada 80 participantes. O público-alvo é encaminhado à unidade pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)/ Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), constitui o público do SCFV as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em especial, encaminhados pelos serviços da Proteção Social Especial (PETI e PAEFI), em situação de acolhimento ou que já retornaram ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento, crianças e adolescentes com deficiência, tendo prioridade as beneficiárias do BPC, aquelas cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda assim como crianças e adolescentes de famílias com precário acesso à renda e a serviços públicos, englobando ainda como prioritário situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, crianças fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos, situação de abuso e/ou exploração sexual, além de crianças e adolescentes em situação de rua.
Clique para ler tudo
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
SERVIDOR
Formas de Acesso
Telefone Presencial

O serviço ofertado pelo Espaço Amigo I é gratuito e os usuários podem acessá-lo por demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Caso deseje mais informações a unidade do Espaço Amigo I se disponibiliza para fornecer informações e esclarecimento de possíveis dúvidas através de contato pessoal no endereço já citado ou através do telefone (14) 3662-8707.
 
Documentação
Após a identificação do sujeito como público-alvo e confirmação da oferta da vaga, é agendada a Triagem e Anamnese com o responsável pela criança, na sua unidade de referência (CRAS ou CREAS), sendo estes documentos compostos por instrumentos específicos. Posterior ao preenchimento o técnico deve encaminhar formalmente, agendando por contato telefônico um atendimento com o coordenador do núcleo do SCFV, para matrícula, definições de início, ponto de ônibus e funcionamento metodológico da unidade. Por sua vez, a matrícula é realizada na unidade do Espaço Amigo I, sendo necessário o arquivo de documentos pessoais do responsável e da criança (RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar, cartão do sistema único de saúde e outros que o coordenador julgar necessário mediante especificidades de cada usuário).
 
 
Custos
Sem custo ao usuário.

LEGISLAÇÃO  
 
Serviço relacionado a secretaria:
Programa Espaço Amigo I
Programa Espaço Amigo I
Responsável:
ATENDIMENTO:
08 às 17hrs
TELEFONE:
3662-8707
ENDEREÇO:
Rua Gragório de Campos Palomar, 57
Acompanhe a Prefeitura nas redes
Brasão
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia