Os casos suspeitos devem procurar o Soma 2 e o Centro de Saúde”.
A Prefeitura de Bariri, através da Diretoria Municipal da Saúde, alerta a população sobre o cenário epidemiológico atual do sarampo no Brasil e no mundo, aliado ao aumento do fluxo de pessoas decorrente do retorno das férias escolares e da proximidade do período do Carnaval, reforça a necessidade de intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
A retomada das atividades escolares com maior aglomeração de crianças, adolescentes e adultos em ambientes fechados e a realização de eventos de massa, como as festividades do Carnaval, com maior aglomeração e deslocamentos nacionais e internacionais, representam um contexto favorável para a transmissão do sarampo, especialmente entre indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.
“Estamos com bons índices de cobertura vacinal, mas precisamos melhorar ainda mais os números. Diante desta ameaça, reforçamos a importância da atualização do calendário básico de vacinação da população em geral. É importante que haja a imunização para evitar a reintrodução da doença”, afirma a diretora de Saúde Myrella Soares. E completa: “Os casos suspeitos devem procurar o Soma 2 e o Centro de Saúde”.
Em São Paulo foram registrados dois casos confirmados até dezembro/2025. Há surtos
ativos em várias regiões do mundo, exigindo vigilância intensificada e atualização vacinal de viajantes.
A vacinação é a principal estratégia de prevenção.
Recomenda-se aos viajantes:
• Atualização vacinal com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola) ao menos 15 dias
antes da viagem, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação:
Pessoas na faixa etária de 12 meses a 29 anos: Crianças de 12 meses a menores de cinco anos: atualizar situação vacinal conforme indicações do Calendário Nacional e Estadual de Vacinação para a idade.
Pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos: administrar uma dose de tríplice viral naquelas que não comprovarem vacinação anterior contra o sarampo.
Profissionais da saúde, independentemente da idade, devem ter duas doses da vacina tríplice viral.
Profissionais da área de turismo, hotelaria, transporte, alimentação e educação devem estar com
esquema vacinal completo. Gestantes, imunossuprimidos e crianças menores de 6 meses não devem ser vacinados.
Sintomas – De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas do sarampo são: manchas vermelhas (exantema) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes indícios: tosse seca; irritação nos olhos (conjuntivite); nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bariri
Autor: Wagner Carvalho
Local: Bariri